| 18/02/2009 08h56min
Cerca de 600 empregados da Zamprogna, em Porto Alegre, aprovaram em assembleia no início desta manhã a proposta para abertura de um programa de demissão voluntária. Ainda hoje, a proposta será apresentada para os funcionários da empresa que trabalham no turno da noite.
A proposição é fruto de uma resolução fechada na noite de ontem entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Capital e representantes da empresa em audiência que teve a mediação do Tribunal Regional do Trabalho.
O período para ingresso no plano de demissão foi aberto imediatamente, e será encerrado no final da manhã de quinta-feira. Conforme o presidente do sindicato, Claudir Nespolo, quem participar do plano receberá as indenizações trabalhistas previstas na legislação e ainda um bônus, independente do cargo, equivalente a 20% do piso metalúrgico do município para cada ano de serviço na empresa.
Caso o plano não cumpra a meta da empresa, que seria de desligar 260 funcionários, a cota seria
completada com desligamentos de
trabalhadores já aposentados ou da área administrativa. Quem ficar na empresa, receberia estabilidade de 60 dias. A companhia ainda deveria se comprometer a recontratar os demitidos caso resolva ampliar seu quadro de funcionários ainda em 2009.