| 14/02/2009 18h04min
O Governo dos Estados Unidos fechou mais quatro bancos, o que eleva a 38 o número de instituições falidas desde o começo da crise, em setembro, informou hoje a Corporação Federal de Seguros de Depósitos (FDIC, em inglês).
Na sexta-feira à noite, a agência ordenou o fechamento do banco Sherman County, de Nebraska, Corn Belt Bank and Trust, em Illinois, Riverside Bank of the Gulf Coast, na Flórida, e Pinnacle Bank, do Oregon. Neste ano, 13 bancos já encerraram suas operações nos Estados Unidos.
Segundo a FDIC, desde 1990 não era registrada uma falência de banco em Nebraska, mas o Riverside Bank segue os passos na Flórida do Ocala National Bank, fechado em 30 de janeiro. Antes da quebra do Corn Belt Bank, o último banco a falir em Illinois tinha sido o National Bank of Commerce, fechado em 16 de janeiro.
A FDIC, criada durante a Grande Depressão para evitar o pânico de poupadores e depositantes e as retiradas em massa de recursos dos bancos, garante
normalmente até US$ 125 mil dos
depósitos bancários. No entanto, em setembro, depois que o governo se recusou a salvar a firma financeira Lehman Brothers e houve gigantescas retiradas de fundos dos bancos, a FDIC elevou sua garantia a US$ 250 mil.