» visite o site do RuralBR

 | 09/02/2009 17h20min

A curta trajetória de Felipão no Chelsea

Técnico assumiu almejando todos os títulos, mas se despediu sem conquistas

Na quarta colocação do Campeonato Inglês, e sem vencer clássico algum contra os rivais ingleses, o técnico Luis Felipe Scolari se despede do Chelsea após sete meses no comando da equipe. Na última partida comandada pelo treinador brasileiro o resultado foi um empate em 0 a 0 diante do Hull City, em Londres.


Big Phil
Felipão chegou ao Chlesea apelidado de Big Phil, gerando expectativa nos ingleses. O primeiro contato do técnico com os jogadores foi no dia 7 de julho. Um dia depois, concedeu sua primeira entrevista coletiva declarando que o Chelsea poderia vencer todas as competições que disputasse na temporada.

– É um novo desafio na minha vida. O Chelsea é um dos melhores clubes do mundo. (...) Acho que podemos vencer todas as competições em que entraremos. Vamos fazer o melhor pelo Chelsea, pelos jogadores e pelos torcedores.


Estreia com goleada
A estreia de Felipão como treinador do Chelsea foi em um amistoso contra o time chinês Guangzhou Pharmaceutical, no dia 23 de julho de 2008. O fraco adversário proporcionou um jogo fácil ao time inglês, que aplicou uma goleada de 4 a 0.

Em agosto, outro amistoso e um teste mais forte para Felipão. Depois de golear equipes fracas, o Chelsea goleou o Milan, da Itália, que tinha alguns desfalques, como o meia Kaká, lesionado. O placar foi de 5 a 0. O primeiro jogo oficial ocorreu em 17 de agosto, com uma vitória do Chelsea sobre o Portsmouth por 4 a 0 no Campeonato Inglês.


Elogiado pela imprensa inglesa
Os bons resultados de Felipão no início de seu comando no Chelsea encantaram não apenas torcedores como também a imprensa da Inglaterra. O treinador foi elogiado pelos jornais londrinos. A página eletrônica da BBC destacava, por exemplo, a "impressionante vitória que deu início ao reinado de Felipão no Chelsea".

Os elogios, porém, duraram pouco tempo. No final de agosto, Felipão começou a ter de explicar os desempenhos ruins da equipe no Campeonato Inglês. Primeiro foi uma vitória complicada por 1 a 0 sobre o Wigan, no dia 24 e um empate com o Tottenham, no dia 31.


Empate no primeiro clássico
O adversário era o Manchester United, no dia 21 de setembro, no Stamford Bridge. O rival saiu na frente e o Chelsea empatou no final do jogo.  Apesar de alguns tropeços, o Chelsea era líder do Inglês. Em outubro, Felipão concedeu entrevista comemorando o bom momento.

– Somos líderes do Inglês, da Liga dos Campeões e estamos nas oitavas-de-final da Copa da Liga. O que mais posso querer? Nada – disse Felipão ao site oficial do Chelsea.


A primeira derrota
O primeiro resultado negativo de Felipão no comando do Chelsea foi diante do Liverpool, pelo Campeonato Inglês, com o placar de 1 a 0. Foi também a primeira vez que o time perdeu em casa após 86 partidas de invencibilidade.


Felipão x imprensa inglesa
A relação entre Felipão e a imprensa inglesa começou bem, mas acabou se desgastando. Em dezembro de 2008, um dos problemas que o técnico enfrentou foi após os jornais publicarem que os atletas do Chelsea estavam insatisfeitos com os métodos de treinamento do brasileiro. Em comunicado oficial, Felipão negou qualquer desavença com os jogadores. Na nota, Scolari dizia lamentava que "pessoas inescrupulosas de fora do clube, agindo em benefício próprio ou tentando auferir vantagens, mintam à população através da imprensa".


Mais derrotas e queda na tabela
Em janeiro de 2009, o Chelsea perdeu por 3 a 0 para o Manchester United e caiu para a terceira posição no Campeonato Inglês. Com as críticas e a pressão, a imprensa começou a especular uma possível queda de Felipão. O treinador, porém, se mostrava tranquilo.

– Se eu perder o emprego, eu tenho um novo emprego. Talvez amanhã, talvez depois de um ou dois anos – declarou ele.

Outra derrota em mais um grande jogo abalou Felipão e o Chelsea. O Liverpool venceu pelo Campeonato Inglês por 2 a 0, no dia 1º de fevereiro. No dia 7 do mesmo mês, a equipe tentou a recuperação, mas conseguiu apenas um empate em 0 a 0 diante do Hull City, no Inglês. Com 49 pontos, o Chelsea caiu para o quarto lugar.


Torcida insatisfeita
Impacientes, os torcedores do Chelsea começaram a pedir a saída de Felipão do comando do Chelsea. No estádio, em coro, a torcida gritava "You don't know what you're doing" (Você não sabe o que está fazendo). A insatisfação da torcida, somada aos atritos com a imprensa e os resultados ruins, foram a gota d’água para a permanência do brasileiro na equipe.

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS