| 06/02/2009 19h04min
O Ministério da Agricultura divulgou nesta sexta, dia 6, a informação de que 22 abatedouros de frango in natura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais foram autorizados a exportar para a China. A lista com todos os nomes ainda não foi divulgada, mas o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) teve acesso à relação dos frigoríficos selecionados do Paraná.
As empresas do Estado que receberam a autorização chinesa são Copacol, Cevale, Coopavel, Cooperativa Agroindustrial Lar e Dagranja. A habilitação dos frigoríficos ocorreu em dezembro, quando o secretário de Defesa Sanitária do ministério, Inácio Kroetz, se reuniu com o vice-ministro da Administração Geral de Quarentena, Supervisão e Inspeção (AQSIC), Wei Chuanzhong.
O deputado Micheletto comemorou a autorização chinesa.
– Quando todos falam de uma possível queda no consumo mundial de alimentos em consequência da crise financeira global, esta medida é muito positiva para que as cooperativas e as empresas do agronegócio mantenham seus investimentos e garantam os empregos e a renda de milhares de trabalhadores – ressaltou.
O deputado informou que o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Turra, segue no próximo dia 17 para Dubai, nos Emirados Árabes, liderando uma missão de oito empresários do setor, com o objetivo de abrir mercado para o frango brasileiro.
– Em conversa com o ex-ministro da Agricultura, ele me disse que a comitiva viaja com a expectativa de bons negócios – adiantou.
AGÊNCIA CÂMARA