| 27/01/2009 14h58min
Começa nesta quarta-feira com sete jogos o Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional organizado pelos clubes e com apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
A expectativa é grande entre dirigentes, técnicos e atletas. A criação de uma liga independente controlada pelos clubes promete resgatar a popularidade do esporte em todo o país.
– Este é o melhor momento do basquete brasileiro no século 21. A possibilidade de nos organizar leva a crer que vamos dar um salto de qualidade muito grande – diz o técnico do Joinville, Alberto Bial.
Semifinalista da Liga Nacional em 2008, o time catarinense estreia no torneio fora de casa contra o Limeira (SP), às 20h. Dois dias depois, o time pega o São José (SP), também fora de casa.
– É um jogo de campeões: o catarinense Joinville contra o paulista Limeira. Estamos empolgados e queremos fazer uma competição boa – acrescentou o treinador.
O destaque da rodada é a partida entre o Flamengo (RJ), atual campeão brasileiro, contra o Pinheiros (SP), em São Paulo. O time carioca se reforçou com o pivô Rafael “Baby” Araújo, ex-NBA.
– O Flamengo só entra em uma competição para ganhar. Temos um nome e um título para defender e estamos determinados a fazer bonito – comentou o técnico Paulo Sampaio.
Os outros cinco jogos são Brasília (DF) x Assis (SP), Paulistano (SP) x Minas (MG), São José (SP) x Bira (RS), Vitória (ES) x Franca (SP) e Vila Velha (ES) x Araraquara (SP). Todos os jogos começam às 20h.
O NBB conta com a participação de 15 equipes. A primeira fase terá turno (até 20/03) e returno (até 13/05). Os oito melhores classificados avançam para os play-offs melhor de cinco jogos até que campeão seja conhecido.
CLICRBS