| 27/01/2009 13h47min
Região Sul
As chuvas se espalham pela Região Sul e atingem todas as localidades, inclusive o oeste gaúcho, que passa por um estiagem bastante severa. De qualquer forma, não há previsão de grandes acumulados que possam diminuir a estiagem nesta área da Região Sul. Por outro lado, no leste e noroeste do Rio Grande do Sul e em algumas localidades de Santa Catarina e do Paraná, há previsão de temporais com acumulado de até 60 mm em apenas 24 horas. A temperatura máxima permanece baixa e despenca em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já no oeste gaúcho, o calor prossegue.
Região Sudeste
As áreas de instabilidade dão origem a uma grande área de baixa pressão atmosférica. Este sistema causa grandes chuvas sobre o Estado de São Paulo, com acumulado de mais de 100 mm em 24 horas em várias localidades. Além disso, também há previsão de chuvas fortes, porém com menor acumulado, sobre o oeste e sul de
Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já no centro e
norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanece baixa sobre boa parte de São Paulo, interior do Rio de Janeiro e centro, sul e oeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Seguem as chuvas generalizadas sobre o Centro-Oeste, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas sobre o norte e noroeste de Mato Grosso e sudeste de Goiás. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima entra em declínio no sudeste de Goiás, Distrito Federal e centro e oeste de Mato Grosso.
Região Nordeste
As áreas de instabilidade perdem força e não há risco de temporais localizados. As chuvas mais fracas concentram-se sobre o Maranhão, oeste do Piauí e litoral e zona da mata desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. No centro e oeste da Bahia retorna o tempo seco e quente.
Região
Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pelo Norte, onde causam pancadas de chuva e
trovoadas sobre boa parte da Região. Apenas em Roraima, o risco de chuva é menor. Há previsão de grandes temporais sobre Rondônia, Pará, Amazonas e litoral do Amapá. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa em partes do Amazonas, Rondônia e Pará.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na sexta-feira, o acumulado passa dos 30 mm no nordeste do Rio Grande do Sul. Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, as chuvas prosseguem sobre boa parte da Região, mas o acumulado será mais baixo.
Região Sudeste
Na sexta-feira, ainda há previsão de chuvas fortes sobre o litoral paulista. Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, ainda há previsão de chuvas em boa parte do Sudeste, com acumulado de mais de 50 mm sobre boa parte do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
Até
o dia 30 de janeiro, a situação permanece inalterada com previsão de chuvas generalizadas sobre o Centro-Oeste.
Entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, as chuvas prosseguem, porém o acumulado será mais baixo.
Região Nordeste
Na sexta-feira, esperam-se intensos temporais com acumulado de mais de 100mm em 24 horas no sul do Piauí. Entre 30 de janeiro e 03 de fevereiro, prosseguem as chuvas sobre o sul e oeste da Bahia, Piauí, Maranhão, oeste do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, leste de Pernambuco e leste de Alagoas.
Região Norte
Até o dia 3 de fevereiro, as chuvas prosseguem sobre boa parte da Região Norte, com acumulado de mais de 150 mm sobre o Pará e Amazonas.