| 20/01/2009 14h32min
O técnico Pintado, do Figueirense, aprovou a atuação do grupo na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético de Tubarão, em plena estreia no Catarinense 2009. Ele elogiou, sobretudo, a postura de garra dos seus comandados, além de destacar a intenção de manter a mesma base do time que começou liderando o Estadual. A vitória com placar elástico, porém, não reflete o que virá daqui para frente.
— Teremos um campeonato muito difícil. Nossa realidade não será esta (a do jogo da estreia). Foi um resultado muito importante para dar confiança a todos nós e fiquei muito satisfeito pela entrega dos jogadores — destacou o técnico, antecipando ainda que seu objetivo é manter a mesma base da equipe durante todo o Catarinense, com algumas exceções em função do estilo de jogo dos adversários.
— Não gosto de mudar muito a equipe, para que a gente mantenha uma base. Quero esta equipe jogando de maneira diferente quando enfrentarmos equipes que exijam outras situações — afirmou o técnico, cujo próximo desafio é vencer o Brusque, quinta-feira à noite, no Augusto Bauer.
A mesma base, porém, não significa que algumas posições não sejam estrategicamente alteradas. Isto faz com que ele treine mais de 11 jogadores como seus titulares. Jairo, por exemplo, não enfrentou o Atlético Tubarão, mas é considerado uma peça importante do grupo titular. A opção no jogo de estreia foi pelo atacante Ricardinho, que esteve em uma noite inspirada. Pintado justificou a opção:
— É importante recompor a equipe com atletas que têm a marcação mais forte. O Jairo é um jogador agudo, de muita velocidade. Tenho ele como um dos titulares desta equipe. A opção do Ricardinho foi porque ele se encaixou muito bem nos treinos — disse Pintado, sem descartar nenhum dos dois jogadores do seu grupo titular.
Enquanto comemora a liderança do Catarinense nesta primeira rodada, com três pontos conquistados em casa além do saldo positivo de quatro gols, o Figueirense segue conversando sobre a chegada de mais reforços.
Pintado garantiu que nenhum esforço está sendo poupado para que, dentro das condições do clube, a torcida conte com um time forte para defender o título Estadual e buscar novamente uma vaga na Série A.
— Sempre temos conversado sobre a situação dos reforços. São vários os nomes que aparecem. O perfil de vencedor é muito importante. A diretoria não está medindo esforços, embora esteja lutando muito para se adequar aos novos números, à nova realidade.
Uma coisa, é certa. Este é apenas o primeiro passo do longo caminho que o Figueirense precisa percorrer para atingir seus objetivos de 2009. E o técnico prevê dificuldades na trajetória.
— Estamos no caminho certo, mas ele é muito longo e difícil — finalizou Pintado, com os pés no chão e vontade de sobra.
CLICRBS