| 20/01/2009 13h26min
Região Sul
Os ventos que sopram do mar e áreas de instabilidade causam chuvas fracas e isoladas sobre o Paraná e norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina, o tempo permanece seco. Faz frio na madrugada, com mínima de 9°C nos pontos mais elevados da região. À tarde, a temperatura permanece baixa em boa parte do Paraná, leste de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
A frente fria e os ventos úmidos que sopram do mar causam chuvas em boa parte do Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Há previsão de acumulado de mais de 60 mm no sul e oeste de Minas Gerais. Destacamos as micro-regiões de Rio Preto, na Serra da Mantiqueira, com acumulado de 134 mm em 36 horas (53% da média de chuvas de janeiro) e Santana do Jacaré, no sul de Minas Gerais, com acumulado de 90 mm em 36 horas (34% da média de chuvas de janeiro). Não há
previsão de chuvas em boa parte do Espírito Santo e
norte de Minas Gerais. A temperatura máxima finalmente cai no leste de São Paulo, interior do Rio de Janeiro e sul, centro e oeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira seguem as chuvas sobre Goiás, Distrito Federal, leste, centro e norte de Mato Grosso, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas sobre Mato Grosso e mais de 45 mm em 24 horas no norte de Goiás. Em Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada em toda a Região.
Região Nordeste
Intensos temporais com acumulado de quase 100 mm em 24 horas atingem o Piauí e Maranhão, inclusive a Capital Teresina. Também há previsão de chuvas mais isoladas no centro, oeste e norte da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e oeste de Pernambuco. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.
Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela Região
Norte, onde temporais generalizados, especialmente sobre o Pará e Tocantins (acumulado de mais de 100 mm em 24 horas). Apesar das chuvas, a temperatura permanece elevada em grande parte da Região. Apenas em no sudoeste do Pará, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas, a temperatura permanece mais baixa.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na sexta-feira, há previsão de chuvas fracas no litoral norte de Santa Catarina. Entre 24 e 28 de janeiro, há previsão de chuvas com acumulado em torno dos 30 mm em boa parte do Paraná e norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas com menor acumulado em torno dos 5 mm.
Região Sudeste
Na sexta-feira, as chuvas mais intensas atingem o norte do Rio de Janeiro e o oeste de Minas Gerais. Entre 24 e 28 de janeiro, as chuvas mais intensas retornam ao Estado de São Paulo, oeste e sul de
Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. O acumulado chega a 50 mm em cinco dias.
Previsão Centro-Oeste
Na quinta-feira, chove forte e de forma generalizada em Goiás, Distrito Federal e boa parte de Mato Grosso. Na sexta-feira, além dos dois Estados e do Distrito Federal, as chuvas também retornam ao noroeste de Mato Grosso do Sul. Entre 24 e 28 de janeiro, há previsão de chuvas generalizadas em todo o Centro-Oeste. O acumulado passado dos 30 mm em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Região Nordeste
Na sexta-feira, há previsão de temporais entre o norte do Piauí e Maranhão com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas. Até 28 de janeiro, as chuvas enfraquecem sobre boa parte do Nordeste.
Região Norte
Até o dia 28 de janeiro, esperam-se chuvas fortes no norte do Amapá, Pará, Rondônia, Amazonas e Acre, com acumulado variando entre 50 mm e 150 mm.