| 15/01/2009 10h08min
Se o último amistoso da pré-temporada serve mesmo para encaminhar o time que começará jogando o Gauchão, tudo indica que o Inter-SM vai estrear no Estadual, diante do Grêmio, no esquema 3-5-2.
Pois é com três zagueiros, Káká, Linno e Cassel, que o técnico Abel Ribeiro escalará a equipe colorada no jogo desta quinta-feira contra o São Luiz de Ijuí, às 19h, no Estádio Presidente Vargas. E, apesar de todos os indícios apontarem para um Inter-SM no 3-5-2 no Gauchão, o treinador colorado, desconversa e garante que a mudança de esquema tático a menos de uma semana do início do campeonato é apenas mais um teste, típico do período de pré-temporada.
– Nós temos de experimentar formações diferentes. Em determinadas situações durante o campeonato ou mesmo durante um jogo, o time vai passar de um esquema de jogo para outro, e é preciso que jogadores tenham isso assimilado – explica Abel Ribeiro.
O uso do esquema 3-5-2 tem dois motivos principais: dar mais solidez para equipe e permitir que os alas participem mais das articulações das jogadas. Tanto Marquinhos quanto Fabinho têm vocação ofensiva, mas quando o Inter-SM atua com apenas dois zagueiros, eles têm de se dividir entre as tarefas de ataque e de defesa. Já com três zagueiros, os dois alas podem encostar mais nos atacantes.
– É melhor porque você tem mais liberdade para chegar à frente. Com três zagueiros, vocês ataca mais do que marca – diz o ala-direita Marquinhos.
Com a opção por três jogadores de defesa, o escolhido pelo técnico Abel Ribeiro para sair da equipe foi o volante Sandro. Mas as mudanças no meio-campo colorado não param por aí: Jeferson, que entrou bem no segundo tempo do amistoso contra o Sapucaiense, ganhou a vaga de Jonas. Leandro Smith está recuperado da lesão na virilha, mas deve começar no banco de reservas.