| 08/01/2009 13h40min
Região Sul
A frente fria avança pela Região Sul e ganha força a partir desta sexta-feira. Esperam-se chuvas generalizadas, porém com baixo acumulado (10 mm) no centro e nordeste do Rio Grande do sul, oeste e sul do Rio Grande do Sul e sul e oeste do Paraná. No noroeste do Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas mais isoladas e com baixo acumulado. Nas demais áreas, o tempo permanece seco.
Região Sudeste
A frente fria se afasta do Sudeste e apenas áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas no centro e norte de São Paulo, centro, sul e oeste de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. De uma forma geral, o acumulado será baixo. Apenas no sul de Minas Gerais, há previsão de chuvas mais fortes com acumulado em torno dos 20 mm em 24 horas. A temperatura máxima entra em elevação em todo o Sudeste.
Região
Centro-Oeste
A frente fria se afasta do Brasil e apenas áreas de instabilidade causam
chuvas sobre o Centro-Oeste. Esperam-se chuvas com baixo acumulado na maior parte de Goiás e de Mato Grosso. Apenas no oeste de Goiás e no norte e oeste de Mato Grosso, há previsão de chuvas mais fortes com acumulado de até 20 mm em 24 horas. Em Mato Grosso do Sul, volta chover no norte e oeste do Estado, porém não há previsão de grandes acumulados ou chuvas generalizadas. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada em toda a Região.
Região Nordeste
Esperam-se apenas precipitações isoladas e com baixo acumulado no centro/leste e no extremo sudoeste da Bahia, oeste e norte do Piauí, boa parte do Maranhão e oeste de Pernambuco. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e muito quente.
Região Norte
As áreas de instabilidade fazem com que os temporais migrem para oeste. Esperam-se chuvas com quase 100 mm em Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará. Já em Tocantins, Roraima e
Amapá, esperam-se chuvas com menor acumulado. Mesmo com os
temporais, a temperatura permanece elevada.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
No domingo, esperam-se chuvas generalizadas e com baixo acumulado no Paraná, Santa Catarina e leste e norte do Rio Grande do Sul. Apenas em algumas localidades do centro/norte e do leste do Paraná e do norte de Santa Catarina, esperam-se chuvas mais fortes, com acumulado de 20 mm em 24 horas. Até 16 de janeiro, uma nova frente fria causa chuvas fortes e generalizadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Região Sudeste
No domingo, as chuvas ficam restritas à divisa de São Paulo com o Paraná, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Até o dia 16 de janeiro, não há previsão de chuvas significativas sobre a Região Sudeste.
Região Centro-Oeste
No domingo, as chuvas com baixo
acumulado ficam restritas ao centro e sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Até 16 de janeiro, não há
previsão de chuvas significativas em boa parte da Região. Apenas no noroeste de Mato Grosso, esperam-se chuvas mais fortes com acumulado de quase 70 mm.
Região Nordeste
No domingo, há previsão de chuvas fortes na Grande Salvador e região central da Bahia. Chove de forma mais fraca e isolada em Sergipe, Alagoas, oeste da Bahia, norte do Piauí e boa parte do Maranhão. Até 16 de janeiro, não há previsão de chuvas significativas na maior parte do Nordeste. Apenas no oeste do Maranhão, há previsão de chuvas mais intensas com acumulado de até 50 mm.
Região Norte
Até 16 de janeiro, há previsão de chuvas em toda a Região Norte. O acumulado passa dos 100 mm no centro/oeste do Amazonas.