| 05/01/2009 21h11min
Ídolo do Vasco, Edmundo jamais imaginou que sua história no clube teria um fim tão melancólico, após tantas alegrias e conquistas. Sua última lembrança com a camisa cruzmaltina é desastrosa: a equipe perdeu em casa para o Vitória, por 2 a 0, e caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. Dias após a queda do Vasco, Edmundo bradou contra a atual diretoria, disse ter sido tratado como qualquer um e, apesar da queixa pública, manifestou vontade de defender o time em 2009.
O jogador chegou a garantir presença na reapresentação do elenco, nesta segunda-feira, já que tem contrato até o dia 20, mas os dirigentes e a comissão técnica vetaram a ideia. O ciclo do atacante no Vasco, realmente, chegou ao fim. A diretoria pretende montar um time mais jovem para a disputa da Série B e Edmundo, aos 37 anos, não se enquadra nesse perfil. Além disso, não é visto como um líder, sobretudo pelo jeito polêmico:
— O Edmundo anunciou reiteradamente em 2008 que se aposentaria e nos
preparamos para isso — recordou
José Hamilton Mandarino, vice-presidente de futebol do Vasco.
— Foi feito um planejamento e uma reestruturação em que não contávamos com ele.
Edmundo ainda não definiu se vai parar de jogar ou não. A amigos, disse aceitar qualquer proposta, desde que seja interessante. O Figueirense quer tê-lo e anuncia que não medirá esforços para tanto. O certo é que, em São Januário, ele já faz parte do passado.