» visite o site do RuralBR

 | 05/01/2009 13h34min

Tempo fica seco nesta terça em toda a região Sul

Pela manhã, as temperaturas seguem baixas

Região Sul
Tempo seco em toda a Região Sul. Ainda faz muito frio pela manhã, com mínima entre 3°C e 6°C nos pontos mais elevados de Santa Catarina. À tarde, a temperatura dispara em toda a Região e a máxima passa dos 35°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
A frente fria estaciona sobre o norte do Sudeste provocando chuvas fortes no norte do Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais e Espírito Santo. O acumulado passa dos 60 mm em 24 horas entre a zona da mata de Minas Gerais e interior do Espírito Santo. Por outro lado, já não há previsão de chuvas no Triângulo Mineiro. A temperatura mínima cai ainda mais e gera sensação de bastante frio em São Paulo e no sul e oeste de Minas Gerais pela manhã. A temperatura máxima começa a subir no oeste de São Paulo, mas permanece bastante baixa em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região Centro-Oeste
A frente fria começa a perder força sobre o Centro-Oeste e os acumulados previstos são bem mais baixos que nos dias anteriores. As chuvas atingem o Distrito Federal, norte de Goiás e leste e norte de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e centro, sul e oeste de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada avança e atingem, além do sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, o sudeste de Goiás e o sudoeste de Mato Grosso. Já a temperatura máxima entra em elevação em grande parte da Região. Apenas no norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso, a temperatura ainda segue baixa.

Região Nordeste
A frente fria estaciona sobre o Nordeste, mantendo as chuvas fortes e generalizadas sobre boa parte da Bahia, sul de Sergipe, oeste de Pernambuco, centro, sul e oeste do Piauí e boa parte do Maranhão. O acumulado passa dos 60 mm em 24 horas no noroeste da Bahia e a temperatura máxima despenca na região de divisa da Bahia com Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e quente.

Região Norte
O frio da madrugada aumenta ainda mais sobre o centro e sul de Rondônia, com mínima chegando a 14°C. A frente fria causa chuvas fortes e isoladas sobre o Tocantins, Pará, Amazonas e Roraima. Por outro lado, retorna uma condição de tempo seco à Rondônia e há previsão de chuvas fracas no Acre. A temperatura máxima permanece baixa no sudoeste de Tocantins, noroeste de Roraima e noroeste do Amazonas. No norte do Amapá, a área de instabilidade chamada de ZCIT causa chuvas fortes.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Na quinta-feira, uma frente fria causa chuva fraca no extremo sul do Rio Grande do Sul. Até 13 de janeiro, esta frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas no Paraná, Santa Catarina e extremos norte, nordeste, oeste e sul do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
Na quinta-feira, chove forte, porém de forma isolada no oeste e sul de Minas Gerais. Até 13 de janeiro, as chuvas retornam para boa parte do Estado de São Paulo, enquanto que no noroeste de Minas Gerais retorna uma condição de tempo seco. Esperam-se chuvas com baixo acumulado no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, além destas regiões, volta a chover no centro de Mato Grosso e no sul de Goiás. Até 13 de janeiro, as chuvas retornam para todo o Centro-Oeste, inclusive Mato Grosso do Sul. O acumulado previsto é baixo.

Região Nordeste
Já a partir da quinta-feira, a entrada de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis começa a inibir a formação de nuvens carregadas. Até o dia 13 de janeiro, esperam-se chuvas com baixo acumulado no litoral do Ceará, Piauí, Maranhão e sul e leste da Bahia. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e quente.

Região Norte
A frente fria ainda deverá organizar chuvas fortes sobre boa parte da Região Norte. Destaque para os mais de 100 mm previstos para o oeste do Pará, Amazonas e sul de Roraima na quinta-feira. Entre 09 e 13 de janeiro, a frente fria dissipa, mas áreas de instabilidade mantêm as chuvas fortes sobre o Amazonas e oeste do Pará. Além disso, volta a chover forte no Acre e Rondônia. Em Tocantins, Amapá e Roraima, esperam-se chuvas mais fracas.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS