| 03/01/2009 14h45min
O presidente eleito Barack Obama pediu neste sábado aos dirigentes do Congresso que atuem rapidamente para implementar um plano de recuperação econômica, enquanto vários republicanos dizem que necessitam mais tempo para revisar os detalhes do mesmo. O plano comentado por Obama foi desenhado para criar três milhões de empregos. O presidente eleito democrata não anunciou ainda a quantia total do projeto, mas segundo seus assessores, o valor poderia ser de aproximadamente US$ 775 bilhões.
— Para muitas famílias, o ano novo traz nervosismo e incertezas, enquanto as contas aumentam, as dívidas seguem crescendo e os pais se preocupam que seus filhos no tenham as mesmas oportunidades que ele tiveram — disse Obama em uma mensagem gravada na sexta-feira, transmitida no site YouTube na manhã deste sábado.
A economia americana continua sendo o principal desafio para Obama, que assume a presidência em 20 de janeiro. A presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy
Pelosi, e o dirigente do
Senado, Harry Reid, receberão os detalhes do plano na segunda-feira.
— Independente de como chegamos aqui, os problemas que enfrentamos agora não são problemas democratas ou republicanos — disse Obama.