| 06/12/2008 19h05min
A briga para permanecer na Série A não está nada fácil. Ao Figueirense, como se não bastasse ter que vencer o atual campeão da Sul-Americana, o Inter, neste domingo, às 17h, ainda é preciso secar o Náutico e/ou Atlético-PR, que entram em campo no mesmo horário, pela última rodada do Brasileirão.
O Timbu encara o Santos na Vila Belmiro, enquanto o alvinegro paranaense recebe o Flamengo, em Curitiba. Diferente do Figueirense, cujo adversário não briga por mais nada neste Brasileiro, os dois concorrentes terão rivais com fôlego de vitória neste domingo. Ao Fla, vale uma vaga na Libertadores, enquanto ao Santos, a garantia do seu lugar na Sul-Americana 2009.
Santos x Náutico
O Peixe tem 44 pontos e ocupa o 14º lugar. Já o Náutico, com 43, vem em 15º. Se um empate é ótimo para o Timbu, que primeiro tem de se manter na Série A, para o Santos é um placar perigoso. Isso porque o Atlético-PR pode ir a 45 se vencer o Flamengo, em casa, no mesmo horário.
Nesse caso, o Furacão empataria com o Peixe em pontos, mas levaria a melhor no número de vitórias (12 a 11). Se o time de Curitiba não vencer, ao Santos basta um empate. Caso apronte na Vila Belmiro, além de se safar, o Timbu de quebra ganha uma vaga na competição internacional.
Treinos secretos no Timbu
Apreensivo para o jogo do ano, o Náutico se prepara desde quinta-feira em Janiru-SP, interior do estado, a 70km da capital. A pequena cidade de 22 mil habitantes não contou com o volante Hamilton, que foi dispensado antes da viagem da última quarta, quando se negou a viajar.
A imprensa também não teve acesso aos treinamentos do Timbu, todos secretos. Para completar os problemas do técnico Roberto Fernandes, o volante Reinaldo, natural substituto, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. É provável que Ticão, que volta de suspensão, assuma o lugar ao lado de Derley.
No ataque, Gilmar, expulso contra o Atlético-PR, deixa o time. A dúvida fica entre o experiente Kuki ou a mudança para o esquema 3-6-1, com Willian e Geraldo tendo mais liberdade para ajudar o artilheiro Felipe. O zagueiro Adriano é outro que volta à equipe após cumprir suspensão.
Atlético-PR x Flamengo
Quinto colocado, com 64 pontos, o Flamengo precisa vencer seu compromisso no Paraná e torcer por tropeços de Palmeiras ou Cruzeiro - contra Botafogo e Portuguesa, respectivamente - para carimbar o passaporte para sua terceira Libertadores consecutiva.
Já a missão do Furacão é mais simples. Em 16º, com 42 pontos, basta uma vitória para se garantir na Série A em 2009. Em caso de derrota ou empate, haverá festa se Figueirense e Vasco não vencerem seus compromissos contra Inter e Vitória.
Sem colombiano, Geninho aposta em paraguaio
O Atlético-PR decide o seu futuro em meio a um clima conturbado pelas eleições do conselho deliberativo. Se politicamente o clube está longe dos eixos, no futebol a situação é periclitante também.
Sem poder contar com o colombiano Ferreira, expulso na derrota para o Náutico por 2 a 1, em Recife, o técnico Geninho deve lançar o paraguaio Julio dos Santos, que nunca se firmou, no meio-campo ao lado de Valencia e Alan Bahia. Volante de origem, Zé Antônio mais uma vez será improvisado na ala direita.
A zaga será formada por Rhodolfo, Antônio Carlos e o jovem Chico, outro que atuará improvisado no setor. Recuperado de uma amidalite, Rafael Moura formará a dupla de ataque com Júlio César.