| 26/11/2008 12h47min
Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a liberação de mais de R$ 100 milhões para serem aplicados na recuperação de policlínicas, postos de saúde e hospitais atingidos pela enchente que assola o Estado nos últimos dias. De acordo com o ministro, os recursos extraordinários para a saúde serão incluídos em Medida Provisória, que será assinada ainda hoje pelo presidente Lula e repassada para o Estado sem burocracia.
Durante a reunião também foi anunciada a vinda de equipes médicas, enfermeiros e socorrista do Samu de outros estados, e a instalação de um hospital de campanha para ajudar na assistência das vítimas. O local do hospital será definido pela Secretaria de Estado da Saúde após levantamento de necessidade.
Hoje ainda devem chegar em Santa Catarina 100 kits de assistência farmacêutica, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, suficiente para atender 50 mil pessoas por três meses. Os kits com antibióticos, analgésicos,
antitérmicos, material para
curativo, luvas, cloro, soro e medicamentos de uso contínuo serão distribuídos para 50 municípios. Na quinta-feira, mais 80 kits serão encaminhados para o Estado.
O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde divulgou que será feito um mutirão com os secretários de todos os estados para levantar as necessidades dos postos, hospitais e policlínicas das cidades atingidas.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, a secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Celso Dellagiustina, e o secretário municipal de Saúde de Florianópolis, João Cândido da Silva, também estavam presentes na reunião.