| 26/11/2008 12h49min
A semana de treinos do Fluminense para a partida contra o São Paulo, às 17h de domingo (horário de Brasília), no Morumbi, começou na terça-feira. O técnico René Simões encara o confronto como uma final de Campeonato Brasileiro, já que precisa de um ponto para se salvar de vez do rebaixamento para a Série B. Com 43 pontos, o time tem apenas 1% de risco de descenso, no entanto, o treinador alerta o grupo e cita o ano de 2005 como exemplo, quando o Tricolor carioca, sob o comando de Abel Braga, perdeu a praticamente certa vaga na Libertadores.
– O ano ainda não terminou para nós. Não sou pessimista, mas não posso deixar de lembrar que, em 2005, o Fluminense tinha 1% de risco de perder a vaga na Libertadores. O que aconteceu? Como ainda tem o risco de rebaixamento, só começo a pensar na próxima temporada depois que zerar tudo – avisou René ao Jornal do Brasil, lembrando do ano em que o clube precisava apenas de um empate para se classificar, mas perdeu os últimos cinco jogos.
O discurso de René com os jogadores também é de tentar buscar uma maneira diferente de atuar para conseguir derrotar o líder da competição.
– Conversei com o elenco antes do treino e falei para os jogadores: não façam o mesmo que todos os outros times fizeram nas outras partidas. Se isso acontecer nós vamos acabar perdendo – afirmou o treinador, que também trabalhou a parte psicológica do grupo tricolor.
– Falei com eles sobre a vitória no primeiro turno. Se ganhamos uma vez, podemos ganhar outra, mesmo com os times estando um pouco diferentes. Hoje Fluminense e São Paulo são diferentes. Eles demoraram a engrenar no Brasileiro, mas depois se reencontraram. Vai ser uma partida digna de final – salientou ao GloboEsporte.com.
Em tratamento de uma torção no joelho esquerdo, o lateral-esquerdo Junior César é dúvida para a partida. O volante Fabinho também não participou da atividade de terça, com dores na perna direita, mas não preocupa e já deve retornar aos trabalhos nesta quarta.
P>
René quer que a equipe não perca o foco e confirme matematicamente a permanência na Série A
Foto:
Alex Carvalho, Photocamera