| 20/11/2008 23h13min
O Estudiantes será o adversário do Inter na final da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta, o time não apresentou uma atuação consistente, foi pressionado pelo Argentinos Juniors, mas venceu por 1 a 0 no Estádio Municipal de La Plata, credenciando-se a disputar o título com o Colorado. O gol foi anotado por Calderón, aos 17 minutos do segundo tempo.
Depois de fazer um jogo de ida cheio de jogadas violentas, os dois times se preocuparam mais em jogar futebol desta vez. Só a vitória interessava ao Argentinos Juniors, que se lançou ao ataque desde os primeiros minutos. O time visitante criou a primeira grande chance logo aos quatro, quando os atacante Hauche tabelou com Pavlovich dentro da área e chutou à queima-roupa, para grande defesa do goleiro do Estudiantes, Andujar.
O Argentinos seguia pressionando. O lateral Escudero e o meia Bogado apareciam bem pelos lados, e Pavlovich e Hauche chegavam na área levando perigo para os donos da casa. O meia Recalde também se destacou nas vezes em que, ao cobrar lateral, mandou a bola na área adversária.
O Estudiantes tentava reagir tocando a bola pelo meio, mas com dificuldades em penetrar na área adversária. Restava apostar nas ligações diretas nos poucos lances de ataque. Assim, o capitão e astro do time, Juan Sebastián Verón, era uma figura apagada em campo.
Enquanto isso, o Argentinos seguia pressionando e finalizando contra o gol de Andujar. O time chegou a balançar a rede aos 16 minutos, quando Hauche recebeu a bola na meia-lua da grande área, viu Andujar adiantado e encobriu o goleiro adversário. O árbitro Sergio Pezzotta, no entanto, invalidou o lance marcando impedimento.
Apesar de passar praticamente todo o primeiro tempo pressionado, o Estudiantes criou a melhor jogada da etapa aos 39. E foi na individualidade de Verón. O meia conduziu a bola desde a intermediária até a área adversária e cruzou à meia-altura pelo lado esquerdo. O goleiro Torrico tentou afastar, mas acabou colocando nos pés do meia adversário Galván. Com o gol aberto em sua frente, o jogador mandou para fora. O time visitante ainda respondeu com jogadas de bola aérea, mas sem sucesso, e todos voltaram para o vestiário sem marcar gols.
O Argentinos seguiu dominando na etapa final. Vendo as dificuldades, o técnico do Estudiantes promoveu a entrada do centroavante José Calderón aos 15. E em três minutos em campo, o atacante já deixou sua marca, ao cabecear da pequena área uma bola cruzada por Benítez em escanteio pela esquerda.
E já nos acréscimos, o Estudiantes ganhou seu primeiro desfalque para o jogo de ida com o Colorado: o volante Rodrigo Braña levou cartão vermelho ao conter um contragolpe do Argentinos Juniors. Em compensação, o time terá a volta do zagueiro Desábato, que cumpriu suspensão após expulsão na primeira partida das semifinais.
CLICRBS