» visite o site do RuralBR

 | 17/11/2008 22h07min

Últimas famílias devem deixar área de risco em Blumenau nesta terça-feira

Liberação do Morro Coripós foi confirmada pelo prefeito João Paulo Kleinübing

Daniela Pereira  |  daniela.pereira@santa.com.br

As duas últimas famílias devem deixar nesta terça-feira a área de risco no Morro Coripós, em Blumenau. A retirada dos moradores começou em 5 de novembro, quando rachaduras apareceram na rua Germano Grosch, bairro Escola Agrícola. Ao todo, 48 famílias precisaram sair do local.

Na rua Pedro Krauss Sênior, bairro Vorstadt, o local dos deslizamentos de quarta e quinta-feira estava vazio nesta segunda-feira. As 40 famílias foram para casa de parentes e um abrigo improvisado pela prefeitura.

A liberação da área de risco no Morro Coripós foi confirmada pelo prefeito João Paulo Kleinübing, que retornou ao cargo nesta segunda-feira. Ele esteve no local de manhã para avaliar a situação e conversou com as famílias.

A reportagem do Santa procurou as duas famílias, mas não encontrou ninguém durante a tarde. As casas ainda estavam com os móveis e tinham roupas penduradas no varal. Alguns moradores das proximidades, que circulavam pela rua Germano Grosch, disseram que as pessoas saíram para resolver as questões da mudança.

Assim que os ex-moradores retirarem os pertences, a área de risco do Morro Coripós será limpa e cercada. O próximo passo é recuperar a vegetação para preservar a encosta do morro. Para este trabalho de reflorestamento, Kleinübing enviou um projeto ao Ministério das Cidades.

— Queremos garantir a segurança para aquela encosta, assim os moradores dos lados e da parte de baixo do morro poderão permanecer em suas casas — disse o prefeito.

Kleinübing também buscará em Brasília recursos para agilizar a construção dos apartamentos na Itoupavazinha e das casas populares na Itoupava Central. Os imóveis abrigarão as famílias do Morro Coripós que saíram das casas em risco.

Para os moradores desalojados da rua Pedro Krauss Sênior, Kleinübing informou que a prefeitura ainda não conseguiu uma área para realocação. Até agora, 29 famílias conseguiram alugar uma casa ou receberam auxílio de familiares.

O destino de 11 delas, por tempo indeterminado, é o prédio do antigo Pró-Família 2, na rua Araranguá, distrito do Garcia. Elas foram transferidas para o local na manhã desta segunda-feira. Desde quinta-feira, estavam abrigadas na Escola Básica Municipal Tiradentes, bairro Vorstadt.

Rafaela Martins / 

Área do Morro Coripós ficou ameaçada após chuva das últimas semanas
Foto:  Rafaela Martins


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

14/11/2008 13h11min
Número de desabrigados e desalojados diminui
13/11/2008 10h53min
Três pessoas que estavam desaparecidas são encontradas no Litoral Norte de SC
12/11/2008 12h51min
Chuva faz com que mais de 600 pessoas deixem as casas em Santa Catarina
06/11/2008 05h20min
Defesa Civil sugere retirada de famílias em Blumenau
02/11/2008 20h48min
Pedra de 30 toneladas destrói casa em SC

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS