| 17/11/2008 21h35min
Depois de completar 39 voltas no Circuito de Barcelona na tarde desta segunda, o brasileiro Bruno Senna não escondeu a satisfação pelos resultados do primeiro teste na Fórmula-1. Na abertura dos ensaios de inverno, nos quais as equipes iniciaram a avaliação das mudanças para o regulamento de 2009, Bruno treinou pela Honda juntamente com o austríaco Alexander Wurz e outro brasileiro, Lucas di Grassi.
– Foi um bom começo. A equipe pediu apenas para eu me preocupar em conhecer o carro. O banco e o cinto de segurança nem estavam perfeitamente ajustados, mas acredito que me adaptei bem. Os sistemas são menos complicados do que eu imaginava – comentou Bruno, que estabeleceu sua volta mais rápida (1min24s343) já no final da prática.
Bruno entrou na pista da Catalunha no reinício dos treinos após a pausa para almoço. Em suas voltas exploratórias com o Honda RA108, com pneus com ranhuras e 25% a menos de pressão aerodinâmica, Bruno virou na casa de 1min26s. Na segunda saída, preferiu retornar logo aos boxes por causa das condições dos pneus slick.
– Eram os que o Wurz tinha usado e estavam quadrados e perigosos. Por isso, achei melhor voltar – explicou o piloto, que, mais à vontade dentro do cockpit no retorno, passou a acelerar mais forte. – É estranho ver os Fórmula-1 com pneus slick. Ficaram parecidos com os GP2. Parecidos, em termos, no aspecto visual. Os tempos de volta nem são tão mais baixos, mas a diferenças técnicas são enormes. O motor é muito mais forte e a capacidade de frenagem é absurda – analisou.
De acordo com a programação estabelecida pela Honda, entram na pista nesta quarta o piloto titular Jenson Button e Lucas di Grassi, que treinará nas duas sessões. Bruno foi escalado para encerrar os testes ao lado de Button no último dia. O vice-campeão da Fórmula GP2 ficou contente também porque superou as exigências físicas impostas pela Fórmula-1.
– Neste aspecto, o salto também foi menor que eu pensava. O que muda mesmo é a parte técnica da categoria.
CLICRBS