| 13/11/2008 21h54min
Em um jogo que servirá apenas para cumprir tabela, Florianópolis e Mangueira se enfrentam na noite desta sexta, às 20h, na capital catarinense, pelo fechamento da sexta semana do Nacional de Basquete Feminino, no ginásio do Clube Doze de Agosto.
A equipe da casa está na lanterna do campeonato, em nono lugar, com 14.3% de aproveitamento em 14 jogos (duas vitórias e 12 derrotas). Já o clube do Rio é o sétimo colocado com 23.1% em 13 partidas (três vitórias e 10 derrotas). No jogo de ida, no Rio de Janeiro, Florianópolis venceu por 76 a 71.
— É um jogo importante para nós. Conseguimos ganhar da Mangueira no Rio, mas a equipe delas evoluiu bastante ao longo do campeonato. Embora seja em casa, será uma partida difícil e nós precisamos da vitória. Queremos fazer um bom jogo, até porque é o nosso penúltimo na competição, e espero que dê tudo certo — disse a pivô Patrícia.
— Fizemos o primeiro jogo no campeonato contra o Floripa e não fomos bem. A equipe é jovem e a estréia acabou pesando um pouco. Não conseguimos imprimir o ritmo de jogo ao qual vínhamos treinando. Agora é a chance de recuperação. Ganhamos maturidade e isso pode fazer diferença na partida em Florianópolis. O grupo delas é experiente, joga em casa e tem a Íris, que vem fazendo bons jogos. Não podemos deixar passar esses detalhes para garantirmos a vitória lá dentro — explicou a ala Renata Oliveira, da Mangueira.
Enquanto Florianópolis e Mangueira já não têm mais pretensões no campeonato, três equipes lutam pela última vaga às semifinais: Santo André (SP), São Bernardo (SP) e Sport (PE). Já estão classificados o líder Ourinhos (SP), Americana (SP) e Catanduva (SP).
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as equipes jogam entre si, em turno e returno. As quatro primeiras colocadas, na soma de pontos dos dois turnos, se classificam às semifinais, no sistema olímpico: 1º x 4º e 2º x 3º. Os vencedores decidem o título. As fases semifinal e final serão disputadas em melhor de cinco jogos, sendo a primeira, segunda e quinta partidas na quadra da equipe de melhor campanha.