» visite o site do RuralBR

 | 11/11/2008 21h26min

Com gol de Evando, Avaí garante acesso à Série A

Time derrotou o Brasiliense por 1 a 0 na Ressacada e volta à elite após 30 anos

Com um gol de Evando aos 36 minutos do segundo tempo, o Avaí derrotou o Brasiliense por 1 a 0 e garantiu na noite desta terça, dia 11, a histórica vaga na Série A 2009. Diante de um estádio da Ressacada completamente lotado, finalmente, o Leão da Ilha volta a disputar a elite do futebol brasileiro após 30 anos de ausência.

A confirmação do acesso veio com três rodadas de antecedência e com 66 pontos somados, total que garante matematicamente o time azurra no Brasileirão 2009. Agora, resta ao Avaí completar sua participação na Série B diante dos confrontos contra Bragantino, Corinthians (ambos fora de casa) e São Caetano.

O jogo

Apesar de só ter aberto o placar de forma sofrida e na reta final do jogo, não faltou disposição ao Avaí no confronto na Ressacada, que contou com um público de cerca de 13 mil pessoas. Com a missão de conseguir o histórico acesso em casa, o Leão começou na pressão.

No primeiro lance, em cruzamento da esquerda, Joelson pegou de primeira, Evando desviou e Guto fez a defesa. Logo em seguida, os visitantes assustaram com Aílson. Aos 19, após bate-rebate na área, William ficou com a sobra Guto foi obrigado a fazer excelente defesa.

O Avaí seguia pressionando e quase chegou ao gol aos 33 minutos, quando Evando tabelou com Valber e finalizou dentro da área. O goleiro do Brasiliense, em grande noite, votlou a salvar a meta dos visitantes.

Segundo tempo

Logo aos três minutos do segundo tempo, o confronto teve de ser paralisado devido à fumaça produzida por sinalizadores vindos da torcida do Avaí. Mas, o interrupção durou pouco e, aos 15 minutos, a enorme torcida se dividiu na hora na substituição de Joelson, com aplausos e vaias que poderiam ser tanto para o jogador quando para o técnico Silas. O treinador respondeu com um sinal de negativo para as arquibancadas.

Se pelo lado do Leão não saía o gol, o visitante esteve perto de marcar aos 21 minutos. Eduardo Martini saiu errado e entregou a bola a Coquinho, que arriscou do meio e mandou à direita da meta. No minuto seguinte, Jóbson recebeu no ataque e bateu rasteiro, obrigando o goleiro a se esticar. Na seqüência, Martini fez uma defesa milagrosa salvando duas cabeçadas seguidas de Aílson dentro da pequena área.

Mas o sofrido gol azurra saiu finalmente aos 36 minutos. O atacante Evandro recebeu na intermediária e arriscou rasteiro. O goleiro Guto falhou feio e aceitou entre as pernas. Era o gol suado do esperado acesso à Série A 2009, numa luta que já durava 10 anos na Segunda Divisão. Nos minutos finais, bastou ao time segurar o resultado enquanto a torcida que lotou a Ressacada fez a festa em casa.

Helicóptero "Fica Zunino"

Após o gol, um helicóptero com a faixa "Fica Zunino", em alusão ao presidente azurra, circulou no céu da Ressacada. Depois do apito final, a festa foi generalizada dentro do gramado, com champanhe e muito choro, principalmente, do meia Marquinhos, um dos destaques da equipe do Leão durante a Série B, que não atuou pois cumpria suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, recebido no empate por 1 a 1 com o CRB em Alagoas. Para completar a festa, o ex-tenista Gustavo Kuerten também foi ao gramado para festejar o feito do clube do coração.

Atualizada às 23h46min.

CLICRBS
Gol: Evando aos 36 do segundo tempo
Cartões amarelos: Arlindo Maracanã (A), Bidu (B)
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), auxiliado por José Amilton Pontarolo (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Público total: 13.085
Renda: R$ 106.240,00
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
AVAÍ (1) BRASILIENSE (0)
Eduardo Martini; Arlindo Maracanã, Cássio, Rafael, Jef Silva; Marcos Winícius, Batista, Joelson (Odair), Valber (Ferdinando); Evando e William (Rafael Costa).
Técnico: Silas
Guto; Patrick, Fábio Braz, Ailson, Edinho, Coquinho, Juninho, Bidu (Tiago Félix), Adrianinho (Marcinho), Diogo, Jóbson.
Técnico: Reinaldo Gueldini

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS