| 05/11/2008 15h27min
O governo finaliza nesta quarta, dia 5, o plano de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar. A informação foi divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. De acordo com ele, não haverá novas usinas de cana na Amazônia ou no Pantanal.
– Há prazo para acabar com as queimadas da cana-de-açúcar, para não jogar mais vinhoto nos rios e aproveitar para transformá-lo em biogás e biofertilizantes, além de aproveitar a palha da cana para fazer energia renovável. E mais: não haverá invasão de área de produção de alimentos. Nosso etanol será verde, não vai agredir os biomas, nem vai substituir a produção de alimentos – exlicou Minc.
Em relação ao zoneamento agroecológico específico da região amazônica, Minc garantiu que os trabalhos já foram concluídos em dois Estados e que os outros quatro já enviaram as leis elaboradas para suas assembléias legislativas. A previsão, segundo ele, é que até 2009 todo o zoneamento econômico e ecológico da Amazônia estará concluído.
– Não vamos monitorar só a Amazônia, vamos monitorar todos os biomas: o Cerrado, a Mata-Atlântica e a Caatinga – destacou o ministro.
AGÊNCIA BRASIL