| 31/10/2008 15h35min
Vencedor de duas corridas na temporada, o espanhol Fernando Alonso foi o mais rápido do treino livre da tarde desta sexta-feira para o GP do Brasil de Fórmula-1. O piloto da Renault superou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, nos últimos minutos do treino e marcou o tempo de 1min12s296.
Massa, que havia sido o mais rápido do treino da manhã, ficou na segunda posição, com o tempo de 1min12s353. O piloto da Ferrari não conseguiu baixar a marca de 1min12s305 estabelecida pela manhã, uma vez que a chuva fina que caiu sobre São Paulo aumentou um pouco durante a tarde.
Já o inglês Lewis Hamilton, que travou um duelo emocionante com o brasileiro no treino da manhã, não repetiu o desempenho e foi apenas o nono colocado, com 1min12s827. Com o tanque de combustível cheio, o piloto da McLaren se preocupou mais em acertar o carro para a corrida de domingo.
O italiano Jarno Trulli, da Toyota, ficou em terceiro lugar, com o tempo de
1min12s435. Companheiro de Alonso na Renault,
Nelsinho Piquet também teve um bom desempenho, ficando em sétimo lugar com 1min12s703. Já o brasileiro Rubens Barrichello, que pode estar se despedindo da Honda e da Fórmula-1, foi apenas o 16º, com 1min13s221.
Os carros voltam ao circuito de Interlagos para o último treino livre às 11h deste sábado. Três horas depois, acontecerá o treino de definição do grid de largada. A corrida, última da temporada e que vai definir o novo campeão mundial, tem largada às 15h de domingo, com transmissão ao vivo da RBS TV.
Felipe Massa tentará tirar uma desvantagem de sete pontos para Lewis Hamilton, líder do Mundial. Para isso, precisa vencer a corrida e torcer para que o inglês não fique entre os cinco melhores, ou até mesmo chegar em segundo lugar, desde que o piloto da McLaren não passe de um oitavo lugar.