| 15/10/2008 17h25min
Apesar da convicção com a qual mantém o esquema 3-5-2 desde o início do Brasileirão, o técnico do Grêmio testou uma nova alternativa tática. Nesta tarde de quarta-feira, Celso Roth alterou a formação dos titulares e escalou a equipe no 4-4-2.
Durante o coletivo, realizado no gramado suplementar do Estádio Olímpico, Roth retirou Helder da equipe, escalando o zagueiro William Thiego na lateral-esquerda. Souza entrou, e o Grêmio ficou disposto em duas linhas de quatro jogadores.
Na linha defensiva, os titulares jogaram com Felipe Mattioni, Jean, Réver e William Thiego; e no meio-campo, alinharam-se Souza, Rafael Carioca, William Magrão e Douglas Costa. Soares e Morales formaram a dupla de ataque.
Sem a bola, o 4-4-2 se desfazia para o retorno ao 3-5-2. Mas os reservas se aproveitaram de erros na saída de bola para vencer os titulares por 2 a 0 no coletivo, com gols de Reinaldo e Makelele.
No final do treinamento, o volante Rafael Carioca caiu no gramado e pediu atendimento médico. Segundo a assessoria de imprensa do tricolor, ele sentiu apenas um desconforto muscular, e não será desfalque contra a Portuguesa.
O Grêmio enfrenta a Lusa fora de casa no próximo domingo, pela 30ª rodada do Brasileirão.