| 11/10/2008 22h15min
O Fluminense teve uma atuação eficiente neste sábado para derrotar o Atlético-PR por 3 a 1, de virada, na Arena da Baixada. Com três gols do artilheiro Washington, sendo dois de pênalti, o clube carioca chegou a 30 pontos e deixou a zona de rebaixamento, e ainda empurrou o time paranaense para a área de descenso. Agora a equipe atleticana está em 17º, com 28 pontos, enquanto o Flu vem logo acima, em 16º. Na próxima rodada, o Atlético vai a Porto Alegre encarar o Internacional, no sábado. O Fluminense joga no domingo, dia 19, contra o Vitória, em Salvador.
O jogo em Curitiba começou movimentado. O Atlético chegava mais e o Fluminense tentava contra-atacar com velocidade. Aos sete minutos, Washington pegou de cabeça um cruzamento da direita. O goleiro Galatto fez grande defesa e tirou o perigo. Quando o cronômetro marcava 16 minutos, o time atleticano teve falta perto da área e o zagueiro Antônio Carlos foi para a cobrança. Mesmo batendo por fora da barreira, no canto em que Fernando
Henrique estava
posicionado, o chute foi forte e o Atlético abriu o placar na Arena.
A alegria da torcida atleticana, porém, durou pouco. Quatro minutos depois do gol, o atacante Rafael Moura tentou tirar a bola com a mão, dentro da área. Carlos Eugênio Simon estava esperto e marcou o pênalti na jogada. Washington cobrou a penalidade no meio do gol e deixou tudo igual.
Mesmo jogando na Arena, com a torcida a seu favor, o Atlético insistia em facilitar as coisas para o time carioca. Aos 24, o zagueiro Antônio Carlos tentou tirar a bola da área, acabou furando e acertou Arouca, cometendo o pênalti. Novamente Washington foi para a cobrança, batendo com segurança, firme e forte no canto esquerdo de Galatto, sem chances de defesa para o goleiro.
Depois de tomar a virada em menos de cinco minutos, o time paranaense tentou ir para cima. Sem qualidade para armar as jogadas, porém, o Atlético não conseguia envolver o Fluminense. O autor do gol atleticano então cometeu uma
falha grave. O zagueiro Antônio
Carlos tentou fazer um passe e deu a bola nos pés do artilheiro Washington, dentro da área. Sorte para a equipe de Curitiba que o atacante mandou para fora no arremate.
O primeiro tempo terminou com Galatto defendendo um chute cruzado de Conca. E a etapa final começou novamente com o Fluminense no ataque. Logo aos seis minutos, Everton Santos perdeu grande chance de ampliar. O atacante recebeu dentro da área e bateu na saída de goleiro, mas para fora.
O Atlético só conseguiu pressionar mais o Fluminense após a expulsão de Luiz Aberto, que recebeu o segundo amarelo. Sem o zagueiro, o técnico René Simões teve que tirar Ciel, que havia entrado há seis minutos, para reforçar a marcação, com a entrada do volante Wellington Monteiro.
Aos 28 minutos, o time paranaense enfim conseguiu chegar com perigo, em cabeçada do zagueiro Antônio Carlos, que foi nas mãos de Fernando Henrique. Com o ataque do Atlético pouco eficiente, o Fluminense aproveitou para matar
o jogo aos 31 minutos. Em falta
cobrada da esquerda, Washington apareceu livre de marcação para fazer 3 a 1 e anotar seu terceiro gol na partida. Agora o atacante divide a vice-artilharia do Brasileirão com Alex Mineiro, do Palmeiras, ambos com 17 gols. Kléber Pereira, do Santos, é o primeiro, com 20.
Nos minutos finais, o time anfitrião continuou tentando, mas, quando chegava, esbarrava em boas saídas e defesas de Fernando Henrique. Aos 43 minutos, Washington ainda teve a chance de fazer o quarto. O chute cruzado, no entanto, foi pela linha de fundo.