| 08/10/2008 23h57min
O Figueirense segurou o Palmeiras em Florianópolis com o empate por 0 a 0 e tirou o time do técnico Wanderley Luxemburgo da liderança do Campeonato Brasileiro. As duas equipes ficaram no placar sem gols na partida disputada na noite desta quarta, dia 8, no Estádio Orlando Scarpelli, pela 29ª rodada do Nacional.
Com o resultado, o Verdão agora é o segundo colocado com 54 pontos e foi ultrapassado pelo Grêmio, que venceu o Santos por 2 a 0, e assumiu a ponta com 56 pontos. Já o Figueirense está na 14ª posição, com 33 pontos e terá que torcer por um tropeço do Náutico diante do São Paulo, no Morumbi, nesta quinta-feira. O Timbu soma 30 pontos e poderá ultrapassar o alvinegro caso vença o tricolor.
Próxima rodada
Depois do empate por 0 a 0 com o Atlético-MG, a vitória sobre o Vasco e uma nova igualdade sem gols na noite desta quarta-feira, o Figueirense tenta somar mais pontos na diante do vice-lanterna Ipatinga na próxima rodada. As duas equipes se enfrentam apenas no outro sábado, dia 18, no Scarpelli. Já o Palmeiras volta a campo apenas no domingo, dia 19, contra o São Paulo, no Palestra Itália.
Primeiro tempo
Com uma proposta bem definida de jogo — marcação forte e boas jogadas no contra-ataque — o Figueirense impôs o seu ritmo diante do Palmeiras, a exemplo da partida no turno, quando o alvinegro arrancou um ponto dentro do Palestra Itália, no empate por 1 a 1.
O duelo começou bastante movimentado, com o Palmeiras ameaçando seriamente o gol alvinegro logo aos 10 minutos. Diego Souza fez boa jogada pelo lado direito, chutou forte, a bola desviou na zaga e exigiu boa defesa de Wilson. Aos 19, o jogador palmeirense voltou a incomodar com uma batida de fora da área que explodiu no defensor e saiu pela linha de fundo.
O alvinegro ameaçou aos 24 minutos, em um contra-ataque muito perigoso que acabou no cruzamento errado de Gomes. No minuto seguinte, o alvinegro voltou a ameaçar com um chute de Bruno Santos por cima da meta de Marcos.
Aos 32, o Palmeiras chegou com Elder Granja após lançamento de Kléber e tocou na saída de Wilson. A bola, para sorte dos torcedores do Figueira, foi para fora. Os jogadores alvinegros chegaram a reclamar impedimento, porém, sem razão.
No finalzinho da primeira etapa, aos 37, o Figueirense voltou a chegar com perigo. Em um outro contra-ataque, Cleiton Xavier tocou para Diogo, que tentou o toque por cobertura na saída de Marcos e mandou pra fora.
Aos 39, quase saiu o gol do Palmeiras. Sandro Silva cruzou para Élder Granja, que acertou o lado de fora da rede alvinegra.
Bola no travessão do Palmeiras
As equipes voltaram com a mesma disposição para o segundo tempo e, apesar da movimentação intensa no gramado, as primeiras chances de balançar a rede só surgiram a partir dos 20 minutos, com um chute de Diogo que saiu fraco de fora da área para a defesa tranqüila de Marcos.
Dois minutos depois, o Palmeiras teve uma grande chance. Aos 22 minutos, o Verdão teve cobrança de escanteio, Kléber testou no segundo pau e acertou o travessão. No minuto seguinte, foi a vez Figueira. Diogo cruzou da direita e Tadeu chegou centímetros atrasado para completar para o fundo da rede.
No finalzinho, quando Mário Sérgio até arriscou um pouco mais, com a saída de Gomes para a entrada de Rodrigo Fabri, o Verdão é que ameaçou seriamente a meta do goleiro Wilson. Aos 41 minutos, Leandro bateu o escanteio, o veterano Roque Júnior subiu e testou por cima do travessão. Logo em seguida, Alex salvou um chute de Evandro em cima da linha. Finalmente, aos 43, Marquinho errou em bola, Gustavo ficou com ela e bateu por cima do travessão alvinegro.