| 07/10/2008 22h43min
Em 2006, o Grêmio realizou uma intertemporada em Camboriú, e enfrentou a Camboriuense em um amistoso. O jovem atacante Roberson se destacou na partida e despertou o interesse da direção gremista, que o contratou. Nesta terça, ele foi relacionado pelo técnico Celso Roth para a partida contra o Santos, às 22h desta quarta pela 29ª rodada do Brasileirão. O diretor executivo Rodrigo Caetano deixa claro que o aproveitamento do jogador se dá graças ao trabalho das categorias de base do Grêmio.
– Durante os treinamentos que realizamos semanalmente, ele tem chamado a atenção, e o Celso acabou o relacionando. Esperamos que possa ser mais um. Por isso eu friso: é muito importante o trabalho que o Celso vem realizando juntamente com o Julinho (Camargo, técnico dos juniores), de treinos semanais com a equipe dos juniores com o elenco profissional dos jogadores que não vêm jogando – declarou o dirigente gremista.
Caetano também falou sobre Douglas Costa, que foi companheiro de Roberson na seleção brasileira sub-19 que neste ano conquistou o tetracampeonato da Copa Sendai em Miyagi, no Japão. Para ele, trata-se de um jogador diferenciado.
– Ele tem muita velocidade nas ações e também é rápido no raciocínio. Temos uma expectativa muito grande que ele possa confirmar tudo o que esperamos – disse Caetano, que também elogiou o lateral-direito Felipe Mattioni. – Ele sabe jogar tanto na linha de quatro (defensores) e como ala, o que o evidencia futuramente como um grande lateral.
Se Douglas e Mattioni estão pedindo passagem no time titular, o lateral-esquerdo Anderson Pico está retornando ao banco de reservas, perdendo a vaga para Helder, também surgido das categorias de base. Para Caetano, o jogador que estiver na situação de Pico não deve desanimar.
– O futebol é assim mesmo. Muitas vezes o caminho a ser percorrido é mais rápido para uns e mais demorado para outros – disse o dirigente, que lembrou o caso de Thiego, que vem conquistando espaço na equipe titular. – Sempre que chamado, ele deu conta do recado, e agora está recebendo a oportunidade de ter uma seqüência. É preciso ter tranqüilidade para esperar a hora.
Contra o Santos, o Grêmio deve ter entre os titulares seis jogadores que surgiram nas categorias de base: Thiego, Felipe Mattioni, Helder, Rafael Carioca, Willian Magrão e Douglas Costa.
CLICRBS E RÁDIO GAÚCHA