| 04/10/2008 11h11min
O Flamengo visita o Náutico neste sábado, às 18h20 (de Brasília), nos Aflitos, em Recife, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando de uma vitória para seguir no G-4, a zona de classificação para a Copa Libertadores. O time se encontra com 46 pontos.
O Rubro-Negro está embalado pelas duas vitórias consecutivas no Maracanã, 1 a 0 sobre Ipatinga e 2 a 1 sobre Sport, e agora pretende ganhar como visitante para encurtar a distância para Palmeiras e Grêmio, que dividem a ponta com 50 pontos.
O Timbu, que vem de um empate sem gols com os palmeirenses, tem planos bem mais modestos. Com 30 pontos os pernambucanos pretendem afastar de vez o risco de rebaixamento para começar a sonhar com a Copa Sul-americana.
Caio Júnior, técnico do Flamengo, conversou com seus jogadores sobre a importância de o time conseguir ganhar na condição de visitante para poder realmente sonhar com a conquista do título. O treinador não esconde que apenas pensando no
troféu que o Rubro-Negro vai conseguir,
no mínimo, a vaga na Copa Libertadores.
– O Flamengo tem como pensamento a conquista do título e quem pensa nisso tem a obrigação de vencer seus jogos em casa. Portanto, o diferencial neste momento acaba sendo os pontos que você consegue conquistar fora de seu estádio e por isso temos que focar em um triunfo contra o Náutico, mesmo respeitando muito este adversário – disse Caio.
Os jogadores do Flamengo também não escondem que nas contas do clube está a conquista de três pontos nos Aflitos. O lateral-direito Leonardo Moura lembrou que Palmeiras e Grêmio, concorrentes diretos do time carioca na luta pelo título, empataram com o Náutico em Pernambuco.
– Palmeiras e Grêmio empataram em Recife com o Náutico e isso mostra como a partida deste sábado será muito complicada para a nossa equipe. Mas se conquistarmos um triunfo será uma vantagem em relação aos nossos concorrentes diretos, que deixaram dois pontos nos Aflitos. Vamos em busca de uma vitória,
desde o primeiro minuto, como manda o
estilo de jogo do Flamengo – afirmou Leonardo Moura.
Para esta partida Caio Júnior vai fazer duas modificações em relação à formação que derrotou o Sport. O meia Éverton, com dores na coxa direita, foi vetado pelo departamento médico e dá sua vaga a Toró. No ataque, Josiel, que vinha com um fraco rendimento, foi barrado e Vandinho ganha uma oportunidade.
Pelo lado do Náutico, o técnico Roberto Fernandes vem dando treinos secretos para tentar confundir os planos de Caio Júnior e só pretende divulgar a escalação no vestiário, minutos antes do confronto.
– Não se trata de cautela demais ou de ficar fazendo joguinho. Apenas quero poder trabalhar com meus jogadores alguns aspectos que não gostaria que a imprensa registrasse, principalmente porque o Flamengo conta com profissionais capazes de explorar os erros de seus rivais – disse Fernandes.
O respeito ao Flamengo é pregado por todos os jogadores do elenco pernambucano.
– O Flamengo passa por um grande momento e com
certeza vai em busca de uma vitória. Mas precisamos tirar proveito do fato de jogarmos em casa, com o apoio dos nossos torcedores – disse o lateral-direito Ruy.
Para esta partida o goleiro Eduardo, recuperado de dores musculares na coxa esquerda, está confirmado, assim como o esquema com três zagueiros. A base da equipe será a mesma do empate sem gols com o Palmeiras, porém com uma 'eterna' dúvida no ataque, com Gilmar e Clodoaldo disputando posição, com maiores chances para o primeiro.