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 | 02/10/2008 13h47min

Antecipação de recursos para agricultura é marketing eleitoreiro, diz diretor da Abrasgrãos

Para Telmo Heinen, governo aproveita as eleições para anunciar medida que não resolve o problema

A antecipação de R$ 5 bilhões em créditos para a agricultura, anunciada na quarta, dia 1º, pelo ministro Guido Mantega é marketing eleitoreiro do governo. Foi o que sugeriu o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos (Abrasgrãos), Telmo Heinen, nesta quinta, dia 2.

– Ele aproveitou o momento. Temos eleições no domingo e esse anúncio trabalha a favor do governo. Mas, na prática, nada de concreto vai mudar até a semana que vem – disse ele ao programa Mercado e Companhia.

Segundo ele, o governo aproveitou-se da semana eleitoral para dar uma notícias que, aparentemente, agrada o mercado.

– Não existe isso do ministro antecipar aqui e ali. Tudo segue regras.

Telmo Heinen ressaltou que a concessão do crédito para a produção agrícola está condicionada por diversas variáveis, que vão além da disponibilidade de recursos. O diretor da Abrasgrãos ressaltou ainda que, mesmo com o grande volume de recursos colocados à disposição, é necessário que o produtor tenha condições e limite de crédito para contratar os empréstimos, fator que não garante a eficácia da medida anunciada pelo governo federal.

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