| 01/10/2008 15h32min
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) disse nesta quarta, dia 1º, que a crise financeira internacional afeta as vendas do setor. Pedro de Camargo Neto foi entrevistado no programa Mercado e Companhia.
– Ninguém sabe o dia de amanhã. Acabou o crédito geral, já está atrapalhando vendas – disse Camargo Neto.
O presidente da Abipecs ressaltou, porém, que, no Brasil, a situação é um pouco mais fácil que em outros países, pois a rede bancária, em geral, está fortalecida e sempre é possível imaginar alguma ação de governo para garantir os financiamentos.
– A gente sempre pode imaginar que o BNDES apareça, que o governo tire o compulsório, tem o Banco do Brasil. Em geral os bancos estão muito firmes, a rede bancária brasileira está fora dessa confusão, não tem subprime aqui.
Pedro de Camargo Neto concorda que o Brasil vai sofrer menos do que outros países com a crise internacional. Segundo ele, a situação econômica nacional permite que o país supere mais rapidamente os efeitos negativos.
– Vai piorar, mas outros países vão piorar mais. O Brasil tem condições de se levantar mais rápido primeiro porque estamos com a casa em ordem, segundo porque nossa pauta é de alimentos. Lógico que, na recessão diminui a demanda, mas diminui menos que bens supérfluos.
CANAL RURAL