| 30/09/2008 08h43min
A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) demonstrou decepção com a rejeição parlamentar ao plano de resgate do governo dos Estados Unidos para enfrentar a crise financeira, e deixou claro que os Estados Unidos devem "assumir sua responsabilidade".
O porta-voz chefe do Executivo da União Européia (UE), Johannes Laitenberger, insistiu em que as turbulências nos mercados mundiais tiveram origem nos EUA, por isso este país tem uma "responsabilidade especial" na resolução da crise.
A Comunidade Européia confia em um rápido acordo que permita começar a aplicar o plano de resgate, disse Laitenberger, que ressaltou que disso depende o destino não só dos EUA, mas de todo o mundo.
Mais recursos
O Banco Central Europeu (BCE) injetou nesta terça, dia 30, 190 bilhões de euros (US$ 273,6 bilhões) a uma taxa de juros mínima - chamada de marginal - de 4,65% no leilão semanal ordinário para colocar liquidez na zona do euro.
Segundo informou hoje o BCE, 419 bancos comerciais participaram desta operação de refinanciamento, que vence em 8 de outubro.
Os bancos, que pediram 228,01 bilhões de euros (US$ 328,334 bilhões), ofereceram obter o efetivo a uma taxa de juros mínima de 4,25% e máxima de 5,5%.
A taxas de juros média à qual o BCE ofereceu a liquidez foi de 4,96%.
AGÊNCIA EFE