| 29/09/2008 18h34min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda, dia 29, que ainda acredita na aprovação do pacote de ajuda ao sistema financeiro pelo Congresso Americano. Frisou, no entanto, que o Brasil está preparado para qualquer situação.
– Posso dizer que a situação é bastante normal no Brasil – afirmou.
Mantega disse ainda que nesta segunda pela manhã o presidente Lula analisou cada setor da economia brasileira em uma reunião com ministros e concluiu que “a economia vai bem”.
– O setor exportador está funcionando normalmente. Evidentemente falta um pouco de crédito em dólares, porém isto não está impedindo o setor exportador de funcionar – afirmou Mantega, frisando que o Banco Central está fazendo leilões para dar mais crédito em dólar ao setor.
Na avaliação do governo, também não faltam recursos para a agricultura.
– Poderá haver algum problema mais adiante, mas resolveremos – admitiu.
Outra constatação do governo é a diminuição do crédito por parte dos bancos privados.
O ministro ponderou, ainda, que os efeitos da crise no setor financeiro norte-americano são menores nas economias em desenvolvimento.
– Os países avançados são o epicentro da crise, é onde a crise está acontecendo, é onde as instituições financeiras possuem problemas, problemas que foram se acumulando por irresponsabilidades de uns e de outros – disse.
Guido Mantega concluiu a entrevista coletiva que concedeu nesta segunda assegurando que o governo “estará a postos” para responder aos problemas que surgirem.
AGÊNCIA BRASIL