» visite o site do RuralBR

 | 29/09/2008 18h05min

Segundo analista financeiro, pacote rejeitado pelos EUA não seria suficiente para conter crise

Miguel Daoud diz que governo brasileiro não toma medidas necessárias

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud não acredita que o pacote rejeitado nesta segunda, dia 29, pelo Congresso dos Estados Unidos teria sido suficiente para solucionar os problemas. De acordo com ele, a intenção seria contornar a situação e controlar a expectativa do mercado.

– O pacote de US$ 700 bilhões não solucionaria o problema que existe hoje no sistema financeiro, mas o objetivo deste pacote era contornar e segurar a expectativa dos agentes, de forma que essa situação não se agravasse mais. No entanto, se o pacote vier a ser aprovado com essa configuração, evidentemente ele já vem com desconfiança. É uma situação muito delicada – comentou.

Segundo Daoud, o setor agrícola também teve perdas significativas, tanto que os grãos negociados atingiram limite máximo de queda. Além disso, o governo não está tomando as medidas necessárias para evitar maiores prejuízos.

– Temos um governo que, ao invés de agir, fica responsabilizando A, B ou C pela crise e dizendo que está tudo bem. Não está tudo bem. Eu acho que o Brasil vai ter dificuldades de crédito e essa dificuldade, com a explosão do dólar vai gerar processo inflacionário, vai ter que se aumentar a taxa de juros. Não nos iludamos achando que esse dólar alto vai favorecer o produtor rural. Isso é uma ilusão, porque essa valorização se dá num ambiente de caos.

Para o comentarista, neste momento, o produtor rural deve avaliar bem a sua situação, tentando entender a crise para se posicionar. Daoud avalia a crise como uma "sem proporções" e, por isso, "é difícil fazer uma previsão".

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS