| 29/09/2008 15h51min
Único remanescente entre os três gaúchos, três paranaenses e dois catarinenses que iniciaram a Série C do Brasileirão, o Brasil de Pelotas começa nesta terça-feira os treinos para a disputa do octogonal. O Xavante estréia sábado na fase final, contra o Rio Branco-AC, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Domingo, para cumprir tabela, o Brasil-Pe levou o time reserva a Minas Gerais, e foi derrotado pelo Ituiutaba por 3 a 2. A medida fez parte do planejamento para a fase final. Isso porque os titulares permaneceram em Pelotas fazendo testes físicos e atividades de recuperação do desgaste provocado pelos jogos duros e viagens longas.
A preparação física foi considerada um dos diferenciais do Brasil-Pe para eliminar adversários mais poderosos financeiramente e com elencos mais qualificados. Na maior parte das partidas decisivas, o Xavante saiu perdendo e conseguiu buscar as vitórias de virada, em gramados prejudicados pelo inverno gaúcho.
Mas nas duas últimas partidas em casa, com empates contra Guarani e Marcílio Dias, o desempenho dos titulares levou a comissão técnica a fazer uma programação especial de treinos físicos às vésperas do octogonal decisivo. Ainda mais porque o grupo vai enfrentar grandes viagens.
Entre os sete adversários na fase final, o Brasil-Pe pega dois times do norte (Rio Branco-AC e Água-PA), dois do nordeste (Campinense-PB e Confiança-SE), dois do Sudeste (Guarani-SP e Duque de Caxias-RJ) e um do Centro-Oeste (Atlético-GO).
Disputado em pontos corridos, com jogos em turno e returno, o octogonal final classifica os quatro primeiros colocados para a Série B 2009. A primeira rodada será neste sábado, e a competição se encerra em 23 de novembro.