| 29/09/2008 07h10min
O Comitê Executivo de candidatura de Santa Catarina à Copa do Mundo de 2014 tem uma carta na manga na reunião com os membros da CBF e da Fifa nesta segunda, dia 29, no Rio de Janeiro. No encontro, será apresentado o novo desenho do Estádio do Figueirense, o Arena Florianópolis.
A novidade deste projeto em relação ao anterior é a previsão de construção de dois centros comerciais e um hotel, além da inclusão de uma praça ao redor do estádio, que terá o objetivo de facilitar a movimentação dos torcedores, ampliar o número de vagas para automóveis e integrar a área comercial do local com a arena.
– O outro desenho já tinha três anos e tudo se evolui. Com a integração da praça, a gente tinha que deixar o projeto mais harmonioso – explica o vice-presidente de Patrimônio do Figueirense, Carlos Gonzaga Aragão, que faz parte da comissão.
O estádio também terá uma cobertura de teto diferenciada para evitar sombras no gramado.
– Vamos trabalhar com um material translúcido fotossensível, ou seja, em dias de sol muito forte ele é mais opaco. Em um dia mais nublado, ele é mais transparente. É um material novo que nós estamos pesquisando – afirma Aragão.
Caso a Capital seja escolhida como uma das sedes, o estádio terá que ficar pronto até o dia 31 de dezembro de 2012. O Arena Florianópolis terá capacidade para 40 mil pessoas, com 2,9 mil vagas para automóveis (ver box abaixo). Toda a obra está orçada em R$ 250 milhões, valor que virá de parceiros do Figueirense.
Seminário tem presença de todas as candidaturas
Nesta segunda, ocorre terceiro dia do seminário promovido pela CBF com as cidades candidatas a sedes. No primeiro dia, houve palestras do Ministério dos Esportes, da Fifa e do Comitê Organizador da Copa e, no segundo, iniciaram as apresentações.
Cada cidade-candidata terá 45 minutos para apresentar o seu projeto e mais 45 minutos para responder às perguntas dos ouvintes. Durante a sua palestra, os representantes de Florianópolis citarão algumas ações que deverão ser realizadas como a ampliação do aeroporto Hercílio Luz e a duplicação do trecho Sul da BR-101. A Fifa escolherá as sedes da Copa do Mundo de 2014, em março do ano que vem. A entidade ainda não definiu se serão 10 ou 12 cidades que receberão o Mundial.