| 10/09/2008 20h15min
A seleção de Portugal foi derrotada pela Dinamarca por 3 a 2, de virada, nesta quarta-feira, em Lisboa, pelas Eliminatórias da copa do Mundo de 2010. Na segunda partida sem o técnico Luiz Felipe Scolari, a equipe da casa vencia por 2 a 1 até os 45 minutos do segundo tempo, quando os visitantes empataram e passaram à frente do placar nos acréscimos. A rodada teve ainda vitórias de Espanha, Itália, Holanda, Inglaterra, França e emparte da Alemanha.
Portugal começou melhor a partida contra Dinamarca, mas o gol só saiu no final do primeiro tempo. Nani abriu o placar para aos 41 minutos ao completar cruzamento rasteiro na pequena área. No segundo tempo, a seleção da casa criou mais oportunidades, mas não aproveitou as falhas da defesa da equipe adversária. A Dinamarca, por sua vez, empatou aos 38 minutos. A resposta portuguesa veio três minutos depois. Nuno Gomes sofreu pênalti e Deco converteu. A reação surpreendente da Dinamarca começou aos 45. Christian Poulsen empatou, de cabeça, e, na
seqüência,
Jensen chutou forte, de fora da área, para virar a partida aos 47 minutos do segundo tempo. Após a derrota, a seleção de Portugal tentará se recuperar no jogo contra a Suécia, fora de casa, no dia 11 de outubro. A equipe dinamarquesa vai enfrentar a seleção de Malta no mesmo dia.
Enquanto isso, na Espanha, a equipe local goleou a Armênia por 4 a 0, nesta quarta-feira, em Albacete, com um gol do brasileiro Marcos Senna, que marcou pela primeira vez com a camisa da seleção espanhola. Assim, a atual campeã européia venceu com facilidade seu segundo jogo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 e chegou à liderança do Grupo 5. Além de Marcos Senna, o lateral-esquerdo Capdevila abriu o placar para a atual campeã européia e o atacante David Villa ampliou com mais dois gols. No mesmo grupo, a Turquia empatou por 1 a 1 com a Bélgica, em Istambul, e ficou no segundo lugar, com 4 pontos, e a Bósnia-Herzegovina massacrou a Estônia por 7 a 0. A goleada deixou o time na quarta posição, logo
atrás da
Bélgica. Armênia e Estônia são as últimas colocadas, ainda sem vitória.
Em Udine, na Itália, os campeões do mundo voltaram a ter dificuldades, mas conseguiram sua segunda vitória, desta vez sobre a Geórgia, por 2 a 0, e se mantiveram na liderança do Grupo 8. Apesar de ter atuado muito mal, a Itália não teve sua vitória ameaçada pela Geórgia em nenhum momento e foi beneficiada pela grande atuação de Daniele De Rossi, que marcou os dois gols.
A Holanda estreou com vitória. Fora de casa, venceu a Macedônia por 2 a 1. Os gols foram marcados por Heitinga e Van Der Vaart. A Macedônia, que havia superado a Escócia na sua estréia, descontou com o atacante Goran Pandev, de pênalti. O resultado deixou a Holanda na liderança, com os mesmos três pontos do adversário de hoje, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Quem também tem três pontos, mas ocupa a terceira posição, é a Escócia, que hoje bateu a Islândia por 2 a 1 em Reykjavik. Kirk Broadfoot e Barry Robson
marcaram para os escoceses,
enquanto o atacante Eidur Gudjohnsen, do Barcelona, descontou para o time da casa. Com um ponto, a Islândia ocupa a lanterna do grupo, atrás da Noruega.
Com três gols de Theo Walcott e um de Wayne Rooney, a Inglaterra goleou a Croácia por 4 a 1. Jogando em Zagreb, o time inglês conseguiu sua segunda vitória na competição e termina a rodada em primeiro lugar no Grupo 6, com seis pontos. O triunfo foi como uma vingança para os ingleses, que perderam por duas vezes para a Croácia nas eliminatórias para a última Eurocopa, e, por causa dos resultados negativos, acabaram ficando de fora da competição. Na mesma chave, a Ucrânia venceu o Casaquistão por 3 a 1, com dois gols de Nazarenko e um de Shevchenko, que recentemente acertou seu retorno ao Milan. No outro jogo da chave, a Bielorrússia derrotou Andorra pelo mesmo placar.
A seleção francesa venceu a Sérvia por 2 a 1 no Stade de France e conquistou seus primeiros pontos no grupo 7. O atacante Thierry Henry abriu o placar
aos nove minutos do
segundo tempo e Nicolas Anelka ampliou aos 19. Os sérvios descontaram com Branislav Ivanovic aos 31. Com o resultado, os comandados de Raymond Domenech chegaram à quarta posição, com os mesmos três pontos da Sérvia, que é vice-líder. Também pelo grupo 7, a Romênia bateu as Ilhas Faroe em Torshavn. Razvan Vasilic fez o único gol da partida, que deixou os romenos na quinta colocação. Já o time da casa segue sem pontuar e ocupa a lanterna. A liderança é da Lituânia, que hoje venceu a Áustria por 2 a 0, em Marijampole. Tomas Danilevicius marcou os dois gols da seleção lituana, que chegou aos seis pontos e é a única equipe com 100% de aproveitamento no grupo. Já os austríacos, que sediaram a Eurocopa deste ano ao lado da Suíça, estão em terceiro, com três.
Confira todos os resultados da quarta-feira:
Grupo 1
Suécia 2x1 Hungria
Portugal x Dinamarca
Albânia 3x0 Malta
Grupo 2
Letônia 0x2 Grécia
Moldávia 1x2 Israel
Suíça
1x2 Luxemburgo
Grupo 3
San Marino 0x2 Polônia
Irlanda do Norte 0x0 República Checa
Eslovênia 2x1 Eslováquia
Grupo 4
Rússia 2x1 País de Gales
Azerbaijão 0x0 Liechtenstein
Finlândia 3x3 Alemanha
Grupo 5
Espanha x Armênia
Turquia 1x1 Bélgica
Bósnia-Herzegovina 7x0 Estônia
Grupo 6
Andorra 1x3 Bielorrússia
Cazaquistão 1x3 Ucrânia
Croácia 1x4 Inglaterra
Grupo 7
Ilhas Faroe 0x1 Romênia
Lituânia 2x0 Áustria
França 2x1 Sérvia
Grupo 8
Montenegro 0x0 Irlanda
Itália 2x0 Geórgia
Grupo 9
Macedônia 1x2 Holanda
Islândia 1x2 Escócia