| 09/09/2008 17h03min
O técnico do Grêmio, Celso Roth, foi indiciado pela Polícia Federal durante o depoimento realizado na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre. A informação foi confirmada nesta tarde pelo superintendente da PF no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto.
Segundo ele, Roth foi indiciado por evasão de divisas e o inquérito com o teor da investigação será encaminhado para o Ministério Público, que decidirá se formaliza ou não a denúncia contra o técnico do Grêmio. Roth é um dos investigados da Operação Ouro Verde, que também apura crimes de lavagem de dinheiro.
O depoimento terminou por volta das 11h25min. Roth deixou a sede da PF pela garagem. O técnico prestou esclarecimentos ao delegado Alexandre Isbarrola, chefe do Grupo Repressão a Crimes Financeiros da PF.
Questionado sobre se a investigação em relação a Roth é recente, já que o técnico está no Estado desde o início do ano e a Ouro Verde foi deflagrada no ano passado, o delegado
responsável pelo caso, Alexandre Isbarrola
respondeu:
— Esse inquérito foi instaurado em julho de 2007. Foram feitas inúmeras diligências no inquérito e chega momento em que as pessoas que são investigadas são chamadas a prestar esclarecimento e explicar aquelas operações que envolvem o nome delas.
O nome da operação é uma referência aos dólares que supostamente eram enviados para fora do país ilegalmente. Conforme apurado pela PF, a organização criminosa investigada funcionaria como se fosse um sistema bancário paralelo. A quadrilha realizaria operações financeiras - empréstimos e aplicações - sem comunicar o Banco Central e intermediaria compras no Exterior, sem o recolhimento de impostos. O esquema, descoberto no ano passado, estaria funcionando há mais de uma década.