» visite o site do RuralBR

 | 06/09/2008 17h52min

Avaí perde para o Santo André e deixa vice-liderança da Série B

Time catarinense teve gol anulado, mas conseguiu se manter no G-4 da Segundona

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Santo André ignorou a invencibilidade avaiana há oito jogos e não deixou a equipe catarinense marcar no Estádio Bruno José Daniel, na tarde deste sábado. Logo aos 21 minutos do primeiro tempo, Jeferson anotou o único gol do time da casa, suficiente para ultrapassar o Leão na tabela. Apesar da derrota, o Avaí se manteve no grupo que se classifica à Série A do ano que vem.

A tabela ao final da rodada

Com a derrota, o Avaí deixou a vice-liderança da Série B. O time catarinense foi ultrapassado pelo Santo André, terceiro colocado com 43 pontos — um a mais que o Leão — e pelo Vila Nova, que ficou com a vice-liderança após derrotar o São Caetano no último jogo da rodada. Quem encostou no G-4 foi o Barueri, ao vencer o Bahia. O time paulista soma 39 pontos, dois a menos que o Avaí.

Etapa inicial e gol do Santo André

Silas sabia do poderio ofensivo do Santo André no contra-ataque e, principalmente, nas bolas aéreas. Preparou o Avaí para atuar ofensivamente, com Marquinhos armando, Odair conectando com o ataque e Evando e William na linha de frente.

O sistema deu certo no início da partida, quando o Leão pressionou mais na casa do adversário. Com dificuldade nas finalizações, em um dia de baixo rendimento de Odair, o Avaí chegava ao campo ofensivo mas parava na zaga da casa ou no goleiro Neneca, que protagonizou boas defesas.

O primeiro lance de perigo do Santo André veio aos 12 minutos, com bola aérea. Na cobrança de escanteio, Elton recebeu e cabeceou no canto, dificultando a defesa de Martini.

E foi só a bola cair nos pés do veterano Marcelinho para a zaga avaiana ter muito trabalho no jogo. O meia-atacante avançou em direção à área, com o zagueiro Fabrício na marcação. O chute forte de longe ficou na trave, mas Jeferson estava lá para completar, sem chances a Martini, balançando a rede aos 21 minutos do primeiro tempo.

Enquanto o Avaí fazia uso da técnica para alcançar o ataque, com muitos toques de bola e a defesa bem postada, o Santo André abusava da tática, marcando bem na entrada da área e se sobressaindo nos contra-ataques.

Marcelinho Carioca distribuía as jogadas e, aos 37, deixou Mixirica na cara do gol, mas o atacante desperdiçou. Depois, aos 39, por pouco o veterano não ampliou, quando cruzou do lado direito e mandou direto para o gol, surpreendendo Martini, que se esticou para dar um tapinha na bola e mandar para a linha de fundo.

Segundo tempo e gol anulado

No início da etapa, o Avaí parecia estar adormecido em campo, diferente do time aguerrido que costuma se apresentar nesta Segundona. Silas não quis dar chance ao azar e mexeu na equipe, partindo com todas as forças para o empate.

Primeiro, tirou William, apático na partida, e colocou Juliano, na intenção de armar mais jogadas. Depois foi Wendell que saiu para a entrada de Joelson, em uma mudança tática para colocar o time para a frente.

Mesmo intensificando as jogadas no campo ofensivo avaiano, o Santo André teve a melhor chance nos primeiros 25 minutos de jogo. Marcelinho driblou no meio e fez uma enfiada de bola excelente para Tatá que, sozinho, no centro da área, ficou cara a cara com Martini e chutou para fora.

O susto fez com que Silas usasse sua última cartada a fim de partir para o ataque em busca do empate. A última alteração foi a saída de Odair para a entrada de Rafael Costa, na tentativa de dar mais velocidade ao time.

A partir daí, embora com uma defesa mais exposta, o Leão chegou mais à área adversária, com velocidade nos contra-ataques, mais posse de bola e criação de jogadas.

Marquinhos era quem conduzia o time, assumindo a responsabilidade da armação e das cobranças de bola parada. Em uma delas, aos 33, quando Rafael Costa foi puxado pela camisa na entrada da área, o meia avaiano chutou forte, mas a bola ficou na barreira.

No penúltimo lance perigoso da partida, aos 37, Fábio Fidélis cruzou rasteiro, a bola desviou pouco em Rafael Costa. No rebote de Neneca, Juliano completou e balançou a rede, mas o gol foi anulado, por impedimento de Rafael Costa no momento do cruzamento.

Dez minutos depois, já nos acréscimos, em um cruzamento de Juliano, Fidélis cabeceou no cantinho, mas Neneca fez uma defesa excelente e fechou o gol do Santo André para sair de campo com a vitória.

Próxima rodada

O Avaí recebe o Fortaleza na próxima sexta-feira, às 20h30min, de olho na recuperação do segundo lugar da Segundona. Já o Santo André tem menos tempo de descanso. Encara o Marília, fora de casa, às 20h30min desta terça.

Matéria atualizada às 22h28min

Gol: Jeferson aos 21 do 1º tempo
Cartões Amarelos: Marcelinho Carioca e Artur (S) e Wendell (A)
Local: Estádio Bruno José Daniel
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas, auxiliado por Adailton Silva e Raimundo de Oliveira (Trio da BA)
Público Total: 3.098
Renda: R$ 19.015,00
 SANTO ANDRÉ (1) AVAÍ (0)
Neneca; Douglas e Dedimar; Alexandre, Fernando e Artur, Willians, Marcelinho Carioca e Jeferson (Léo); Márcio Mixirica e Elton (Tatá).
Técnico: Sérgio Soares
Eduardo Martini; Ferdinando, Cássio (Fabrício), Emerson e Fábio Fidélis; Marcus Winícius, Wendel (Joelson), Marquinhos e Odair (Rafael Costa); Evando e William (Juliano).
Técnico: Silas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS