| 03/09/2008 14h27min
Dois dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos terão nesta sexta suas candidaturas ao Hall da Fama apresentadas oficialmente. Os ex-pivôs Hakeem Olajuwon e Patrick Ewing, dois dos 50 maiores jogadores da história da NBA e maiores ídolos do Houston Rockets e do New York Knicks, respectivamente, terão seus nomes incluídos nas fileiras da entidade, juntamente com Adrian Dantley, William Davidson, o técnico Pat Riley, o analista de basquete universitário Dick Vitale e a ex-jogadora Cathy Rush.
Nigeriano naturalizado americano, Olajuwon conquistou dois títulos da NBA pelo Houston Rockets, em 1994 e 1995. Além disso, foi eleito o primeiro jogador a ser eleito MVP da temporada regular, das finais e jogador defensivo do ano, todas em 1994, justificando o apelido de "Hakeem, the Dream" (Hakeem, o sonho). Dono do recorde da NBA em bloqueios (3.380), o ex-pivô é também o único jogador da história da liga profissional americana a deter, simultaneamente, as marcas de mais de 3 mil bloqueios e 2 mil roubadas de bola.
Na campanha por um lugar no Hall da Fama, Olajuwon terá como padrinho o também campeão da NBA Clyde Drexler, seu amigo pessoal e companheiro de time na NCAA, pelo Houston Cougars (campeão universitário em 1983) e no Houston Rockets, em 1995. Drexler anunciou nesta quarta que acompanhará o amigo ao evento.
– Ser convidado por Hakeem para estar ao seu lado neste dia é algo muito especial para mim. Ele é como um irmão para mim desde quando o conheci, recém-chegado da Nigéria. Sempre fomos muito amigos, e ele sabe que sempre o apoiarei em tudo – disse Drexler à rede de TV KRIV, de Houston.
Pat Ewing e Pat Riley
Um dos maiores ídolos do basquete americano, Patrick Ewing fez história no New York Knicks. Em 17 anos de carreira na NBA, o ex-pivô foi 11 vezes escolhido para o All-Star Game, o jogo das estrelas da Liga, conquistou dois ouros olímpicos, em 1984 e 1992, e anotou 24.815 pontos e apanhou 11.607 rebotes na carreira.
Mesmo sem ser campeão da NBA, o jogador ganhou grande prestígio pela liderança em quadra e pelo estilo de jogo que influenciou astros da mesma posição como Shaquille O'Neal, David Robinson e outros. Na última semana, o Knicks contratou seu filho, Patrick Ewing Jr.
Pat Riley foi escolhido três vezes o técnico do ano da NBA, e é o terceiro com maior número de vitórias na história da Liga, atrás apenas de Lenny Wilkens e Don Nelson. Riley conquistou cinco títulos como treinador, quatro com a lendária equipe dos L.A. Lakers na década de 80 (1982, 1985, 1987 e 1988) e um com o Miami Heat, em 2006, e é um dos dez maiores técnicos da história da NBA.
Com informações do Globoesporte.com.
Os próximos indicados ao Hall da Fama, da esquerda para a direita: Dick Vitale, Cathy Rush, Pat Riley, Hakeem Olajuwon, Patrick Ewing e Adrian Dantley
Foto:
Mark Humphrey, AP