| 03/09/2008 10h44min
A seleção brasileira feminina de vôlei chegou no início da tarde desta terça-feira (2/9), em Fortaleza, para seu primeiro compromisso após a inédita conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quarta, o Brasil já estará em quadra para a estréia no Torneio Final Four, diante da Argentina, a partir das 21h, no ginásio Paulo Sarasate, com transmissão ao vivo do canal Sportv. A competição marcará a despedida de duas atletas da equipe: a levantadora Fofão e a meio-de-rede Walewska.
Recordista de títulos no Grand Prix, com seis ouros (94/96/98/04/06/08), e de participação em Jogos Olímpicos (Barcelona-92, Atlanta-96, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008), Fofão despede-se com chave de ouro.
– Há quatro anos decidi que iria ser a última Olimpíada. Esta é a oportunidade de jogar pela última vez e para a torcida brasileira. Será uma competição especial – garantiu Fofão, 38 anos.
Para Walewska, o momento de renovação dará início ao projeto Londres/2012:
– Encontrar substitutas desse nível é um outro desafio neste novo ciclo olímpico. A Carol Gattaz, meio, que saiu da equipe antes dos Jogos Olímpicos, deve se reintegrar ao grupo, assim como a Joycinha. Temos algumas levantadoras que estão em boa fase, com a Dani Lins, a Ana Tiemi – destacou Walewska.
A rodada do Final Four será iniciada às 18h, com Cuba e República Dominicana. A competição prosseguirá até domingo.
Retrospecto - Brasil 15 x 3 Argentina
Brasileiras e argentinas já se enfrentaram 18 vezes na história. O Brasil leva vantagem: são 15 vitórias contra apenas três derrotas. A última vez que os dois times adultos estiveram frente a frente foi no Campeonato Sul-Americano, em 2007, no Chile, e as atuais campeãs olímpicas venceram por 3 sets a 0.