| 31/08/2008 17h44min
Depois de 11 etapas classificatórias ao Freio de Ouro 2008, o público que esteve presente no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), na tarde deste domingo, dia 31, segundo dia da 31ª Expointer, pôde conhecer os animais vencedores da principal competição de cavalo crioulo do Brasil. Entre o manchos, o grande vencedor foi Rodopio de São Pedro, da Cabanha Tracionera, de São Lourenço do Sul (RS). O animal foi montado pelo ginete Fábio Teixeira. Entre as fêmeas, a vencedora foi Infância do Itaó, da cabanha de mesmo nome, de Santiago (RS), montada pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes.
Crédito: Emílio Pedroso
O macho vencedor e seu ginete
Entre os machos, a disputa foi acirrada e a definição só veio na última prova. O cavalo Senhor de Santa Thereza, montado pelo ginete José Fonseca Macedo, ficou com o Freio de Prata, deixando escapar um inédito bicampeonato.
Daniel Teixeira, ginete do macho Freio de Bronze Largo da 3J, foi escolhido o Ginete de Ano. Cláudio dos Santos Fagundes, Freio de Ouro e Prata com fêmeas, foi eleito o domador do ano.
Mais de 1,4 mil animais passaram pelas etapas classificatórias do Freio de Ouro 2008 em três países (além do Brasil, Argentina e Uruguai também fazem parte da competição). As provas da final começaram na quinta, dia 28, com 44 fêmeas e 44 machos. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Henrique Teixeira, calcula que cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes na grande final deste domingo.
Nas provas, o desafio dos ginetes e dos animais é mostrar muito habilidade diante de tarefas que são comum no meio rural. Teixeira comemora a qualidade dos competidores e acredita que a falta de um favorito até o último momento da competição foi um dos fatores que levaram a um excelente público:
– É por isso que esse público está lotando as arquibancadas. Favorito não existe. Há bons cavalos fazendo maravilhosas provas, mas sempre dependendo de um resultado.
Crédito: Emílio Pedroso
A fêmea campeã
Cobertura em tempo real do Canal Rural
Normalmente realizadas nos períodos da manhã e da tarde, as últimas provas do Freio de Ouro tomaram apenas um turno neste ano, começando às 13h deste domingo. Quatorze cavalos e 14 éguas pisaram na pista. Foram os melhores entre os 88 que chegaram à final disputada desde quinta-feira em Esteio. Uma minoria que passou por um funil de 1.397 participantes de 50 credenciadoras ao longo de 12 meses.
A transmissão do Freio de Ouro teve uma estrutura de uma final de campeonato de futebol. Foram 16 câmeras distribuídas na mangueira e na pista de paleteada. Uma câmera sem fio para levar aos telespectadores detalhes da concentração dos ginetes em todas as provas.
A equipe do Canal Rural, que percorreu mais de 10 mil quilômetros durante as classificatórias, esteve reunida para a grande final da competição. A prova foi apresentada pelo jornalista Irineu Guarnier Filho, com comentário de Alexandre Suñe e Alexandre Crespo, que abriu a transmissão direto da pista, montado em um belo cavalo crioulo. As reportagens ficaram com Ricardo Cunha e Estela Facchin.
A tecnologia também esteve a serviço do telespectador. Para que fosse possível acompanhar a disputa dos conjuntos ponto a ponto, o Canal Rural transmitiu em tempo real o cálculo da contagem realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Com intuito de oferecer uma imagem privilegiada, o RBSCOP sobrevoou o parque Assis Brasil para mostrar a abertura e as provas bayard sarmento e paleteada.
Gráfico: Entenda as provas da competição
e veja como são preparados os animais
• Saiba mais no especial Freio de Ouro
Confira os vencedores
Machos
Freio de Ouro
Rodopio de São Pedro - 20.561
Estabelecimento: Cabanha Tracionera (São Lourenço do Sul
–RS)
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Freio de Prata
Senhor de Santa Thereza – 20.487
Estabelecimento: Fazenda Capão da Lagoa e Cabanha do Pontal
(Cidreira e Arambaré - RS)
Ginete: José Fonseca Macedo
Freio de Bronze
Largo da 3J
Estabelecimento: Cabanha Invernia (André da Rocha – RS)
Ginete: Daniel Teixeira
Fêmeas
Freio de Ouro
Infância do Itaó – 21.303
Estabelecimento: Cabanha Itaó (Santiago – RS)
Ginete: Cláudio dos Santos Fagundes
Freio de Prata
Jura do Itaó – 20.558
Estabelecimento: Cabanha Itaó (Santiago – RS)
Ginete: Cláudio dos Santos Fagundes
Freio de Bronze
Jaguel Boca Preta
Estabelecimento: Cabanha Septiembre (Punta Del Este e Maldonado)
Ginete: Marcelo Móglia