| 29/08/2008 16h36min
Cada equipe tem apenas um carro, representando uma equipe de futebol. Assim é a Fórmula Superliga, nova categoria do automobilismo mundial, que estréia neste final de semana.
No total, 17 clubes-equipes participam da competição, que apresenta um calendário com seis corridas, todas em circuitos europeus. Corinthians e Flamengo são os representantes do Brasil.
Os clubes de futebol que cederam suas marcas para a Fórmula Superliga serão financeiramente recompensados com cotas de televisionamento, publicidade nos macacões e carros, e comercialização de produtos licenciados.
Além da dupla brasileira, disputam a Fórmula Superliga os carros dos italianos Milan e Roma; dos ingleses Tottenham Hotspur e Liverpool; do holandês PSV Eindhoven; do grego Olympiacos; do português Porto; do alemão Borussia Dortmund; do belga Anderlecht; do suíço Basel; do espanhol Sevilla; do escocês Rangers; do árabe Al-Ain; do turco Galatasaray; e do chinês Beijing Guoan.
O brasileiro Tuka Rocha será o piloto do carro flamenguista. Antônio Pizzonia, brasileiro com passagem pela Fórmula-1, vai conduzir a equipe corintiana, mas apenas a partir da segunda corrida - nesta estréia, o Flamengo colocará na pista o volante nas mãos de Andy Soucek, da Espanha.
Os carros têm tamanho parecido com os da categoria GP-2, mas o principal atrativo da Fórmula Superliga promete ser o motor V-12 com 750 cavalos de potência. Todas as equipes têm o mesmo equipamento.
Os treinos para definir o grid de largada, nos sábados de corrida, terão um novo
sistema apelidado de "disputa de pênaltis", com divisões em grupos e mini-corridas até uma final, em fórmula de mata-mata.
As corridas acontecem nos domingos, com duas baterias de 45 minutos, com inversão de grid conforme a colocação da 1ª bateria.
A estréia é neste final de semana, no circuito de Donington Park (Inglaterra). Dia 21 de setembro tem corrida em Nurburgring (Alemanha). Em outubro acontecem duas corridas: dia 05 em Zolder (Bélgica); e dia 19 em Estoril (Portugal). Em novembro, mais duas corridas, fechando o calendário - dia 02 em Vallelunga (Itália) e dia 23 em Jerez de la Frontera (Espanha).