| 24/08/2008 17h26min
Último Grand Slam da temporada, o Aberto dos EUA será o primeiro torneio no qual o tenista espanhol Rafael Nadal entrará em quadra como o número 1 do mundo, após pouco mais de quatro anos de domínio do suíço Roger Federer. A competição também contará com a presença de brasileiros tanto na chave de simples - Marcos Daniel, Thomas Bellucci e Thiago Alves - quanto na de duplas - Marcelo Melo ao lado de André Sá e Bruno Soares junto com o sérvio Dusan Vemic.
O espanhol faz sua partida de estréia no Aberto dos EUA por volta das 15h desta segunda-feira. Seu primeiro rival será o alemão Bjorn Phau, número 136 do mundo.
Neste torneio de tênis, Nadal nunca teve desempenho muito bom, e jamais passou das quartas-de-final. Porém, este ano ele tenta reverter o retrospecto e vai enfrentar na estréia o alemão Bjorn Phau. Em contraste com o espanhol está Federer, atual tetracampeão do Aberto dos EUA.
O suíço, agora número dois do mundo, busca manter sua hegemonia nas quadras de Nova York. Em sua primeira partida ele vai enfrentar o argentino Maximo Gonzalez. Com a vitória nos Estados Unidos, Rafael Nadal pode chegar a seu terceiro título de Grand Slam neste ano, confirmar a boa fase e terminar a temporada com a primeira posição no Raking de Entradas da ATP.
O espanhol já conquistou em 2008 os torneios de Winbledon e de Roland Garros. Além disso, Nadal chega com ainda mais moral aos EUA após conquistar o torneio olímpico de tênis em Pequim.
EFE