» visite o site do RuralBR

 | 24/08/2008 09h13min

Hypólito e futebol, as grandes decepções do Brasil em Pequim

Delegação brasileira contabilizou algumas frustrações na Olimpíada

Isabela Vieira  |  isabela.vieira@rbsonline.com.br

Se os Jogos Olímpicos são pródigos em consagrar novos ídolos, como Michael Phelps e Usain Bolt, também afundam a carreira de muitos esportistas. Em Pequim, o Brasil teve lá sua dose de decepções e frustrações, principalmente no futebol masculino, na ginástica, no judô e no atletismo.

Diego Hypólito talvez tenha sido a maior decepção do Brasil na Olimpíada. Bicampeão mundial, o ginasta chegou a Pequim como principal favorito ao ouro no solo. O resultado seria histórico para o Brasil, que nunca conquistou medalhas na ginástica. Uma queda inacreditável na última passagem da final, contudo, acabou com qualquer chance do brasileiro.

– Não acreditei quando caí – disse um incrédulo Hypólito logo depois da competição, em que terminou na sexta colocação.

Quem também saiu de mãos abanando foi o judoca João Derly. Outro campeão mundial, o gaúcho era apontado como candidato à medalha dourada na categoria meio-leve (até 66kg). Uma derrota inesperada para o português Pedro Dias na segunda rodada encerrou o sonho do ouro. Para piorar, uma polêmica envolvendo o judoca português e um suposto caso de traição dominou as conversas.

– A frustração é grande – avaliou Derly, ainda em Pequim.

Sem ouro no futebol

No futebol, o Brasil novamente decepcionou. As meninas fizeram bonito com uma goleada de 4 a 1 sobre a Alemanha nas semifinais, mas amargaram mais uma derrota na final, como já tinha ocorrido em Atenas-2004 e na Copa do Mundo de 2006. Já os meninos... Uma derrota para a Argentina pode ser considerada normal, mas a goleada de 3 a 0 nas semifinais abalou o comando do técnico Dunga e adiou por mais quatro anos o sonho da medalha de ouro, o único título que a Seleção Brasileira não detém.

Outro esporte coletivo que não foi bem em Pequim foi o basquete. Sem vaga para o masculino, o Brasil foi representado apenas pelas mulheres. Com uma solitária vitória na fase classificatória, a seleção sequer avançou às quartas-de-final, na pior colocação desde Barcelona-1992, quando participou dos Jogos pela primeira vez. No fim, ficou a sensação de que é chegada a hora de repensar o status do esporte no país.

Nos esportes individuais, outros três atletas ficaram aquém do esperado. Jadel Gregório, três vezes medalhista de prata em Mundiais, terminou o salto triplo na sexta colocação. Fabiana Murer, cotada a uma medalha no salto com vara, foi atrapalhada pelo sumiço do seu equipamento de competição e encerrou apenas na 10ª colocação. Já Thiago Pereira, principal estrela da natação no Pan de 2007 (quando ganhou seis ouros), teve como melhor resultado um quarto lugar nos 200m medley.

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS