| 23/08/2008 18h03min
Com muitos desfalques, o Juventude não jogou bem e ficou no empate de 0 a 0 com o Ceará, em jogo válido pela abertura do returno da Série B de 2008. Nas últimas oito partidas, o time caxiense conseguiu apenas uma vitória. Os gaúchos chegaram aos 29 pontos, um a menos que os cearenses.
O próximo jogo do Juventude será na terça-feira, em Santa Catarina, no Estádio Heriberto Hulse, às 20h30min, contra o Criciúma.
Jogo morno no primeiro tempo
O jogo prometia ser quente. Antes mesmo da bola rolar houve muita confusão. A diretoria do Juventude tentou impedir os jogadores do Ceará de se aquecerem dentro do gramado e representantes das duas equipes chegaram a trocar socos e pontapés. Mas com a bola rolando foi muito diferente.
Com muitos problemas na equipe e sem um homem de referência na área adversária, o Juventude sofreu muito para chegar até o gol do Ceará. Ivo e Maycon se movimentavam bastante, mas não criavam jogadas perigosas contra a meta de Adílson.
Aos 15 minutos, ocorreu o único lance bonito do primeiro tempo. Marcelo Costa ficou com a bola no meio-campo, observou o goleiro do Ceará adiantado e tentou por cobertura. A bola viajou e por muito pouco o Juventude não abriu o placar.
Visivelmente mais entrosada dentro de campo, a equipe do Ceará passou a controlar a partida depois da metade da etapa inicial. Mas também não foi muito além disto.
Os cearenses tiveram duas boas chances para marcar. Aos 22, Chicão pegou uma sobra da entrada da área e chutou forte, por cima. Aos 32, Marcos Paraná deixou calado os torcedores do Juventude após uma cabeçada, que passou raspando o poste esquerdo de Michel Alves.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram do intervalo sem nenhuma alteração, mas o jogo melhorou bastante. Logo aos quatro minutos, um lance inacreditável. Após uma falha da defesa do Juventude, a bola ficou com Marcos Paraná pela direita. O cruzamento rasteiro foi perfeito e Vavá ficou com o gol escancarado à frente. O atacante do Ceará chutou muito mal e a bola saiu fraca pela linha de fundo.
Depois do lance de perigo, o Juventude acordou. Maycon perdeu quatro gols na seqüência, sendo que dois de dentro da pequena área.
Insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, o técnico Zetti tentou com duas alterações modificar o rumo da partida. Tiago e Leandro Cruz entraram nas vagas de Ivo e Abedi aos 17 minutos da etapa final. Mais tarde, aos 30, Bruno entrou no lugar de Marcelo Costa.
As alterações não fizeram bem ao time do Juventude. O time não manteve o ritmo do começo do segundo tempo e caiu de rendimento. Leandro Cruz era vaiado a cada lance e não tinha tranqüilidade para armar as jogadas.
O time da Serra reclamou de pênalti em dois lances, mas o árbitro Wallace Nascimento Valente preferiu deixar o jogo seguir e a partida terminou mesmo no empate de 0 a 0.