| 23/08/2008 08h51min
Depois da polêmica medida que proíbe peões de dormir no galpão dos animais durante a Expointer, a Secretaria da Agricultura do Estado encontrou uma alternativa para alojar os trabalhadores. Nos dias da feira, será aberto um camping, montado em um dos estacionamentos do parque, onde os criadores poderão estacionar caminhões.
A idéia é que o interior dos veículos se transforme em abrigo para os peões. Será cobrada uma taxa por caminhão de R$ 50 pelo período total.
– O camping é um local seguro, amplo e capaz de comportar todos. Está equipado com banheiros, churrasqueira, cozinha, água e luz elétrica – afirmou ontem João Carlos Machado, secretário estadual de Agricultura.
Paulo Schwab, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), afirma que alguns expositores vão usar o camping, porém a maioria dos peões que cuidam de ovinos será alojada na pista C, na frente do lavador, próximo das baias.
Durante a semana, representantes de núcleos das principais raças participantes da Expointer propuseram que veterinários da Secretaria da Agricultura vigiassem os animais.
– Não é a nossa função fazer vigilância patrimonial – reagiu Maria da Graça Dutra, presidente da associação dos fiscais agropecuários do Estado.
Até sábado, quando começa a Expointer, terá de ser contruído um novo heliponto, porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vetou o antigo espaço. A nova área, definida ontem, será ao lado do portão 13.
ZERO HORA