» visite o site do RuralBR

 | 20/08/2008 15h10min

Contra China, Brasil busca vaga inédita na final do vôlei feminino

Brasileiras querem espantar o trauma de Atenas-2004

Pela quinta vez consecutiva, a seleção feminina de vôlei do Brasil chega às semifinais do torneio olímpico. Nesta quinta-feira, às 9h (de Brasília), será a vez de dar um passo à frente e quebrar o tabu de nunca ter chegada na final (foi bronze em Atlanta-96 e Sydney-2000 e quarto lugar em Barcelona-1992 e Atenas-2004). As rivais são nada menos do que as chinesas, atuais campeãs olímpicas.

O Brasil chega credenciado às semifinais: tem a melhor campanha da competição. Em seis jogos, foram seis vitórias de 3 a 0, incluindo triunfos sobre Rússia e Itália. Nas quartas-de-final, as vítimas foram as japonesas.

Apesar da grande campanha, o clima é de cautela entre as brasileiras. O objetivo é evitar a repetição do trauma de Atenas-2004 na histórica semifinal contra a Rússia. Com 2 sets a 1 de vantagem, o time brasileiro alcançou o placar de 24 a 19 no quarto set e precisava de apenas um ponto para chegar à final. De forma inacreditável, contudo, levou a virada e acabou superado por 3 sets a 2.

O técnico Zé Roberto Guimarães garante que o Brasil está preparado para encarar a pressão e descarta qualquer influência do fracasso há quatro anos no jogo desta quinta.

– São situações totalmente diferentes. Tivemos pouco tempo de trabalho com aquele grupo de Atenas, eu assumi no final do ano anterior. Daquele jogo contra a Rússia, não vamos aproveitar nada. Só posso dizer que hoje o time está muito bem.

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS