| 14/08/2008 16h42min
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a discussão sobre os recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal. Lula afirmou hoje que a descoberta de petróleo é um sinal de Deus e mais uma chance para que o Brasil possa reparar dívidas históricas com os mais pobres. De acordo com o presidente, os jovens brasileiros farão parte de uma geração que verá o país crescer por pelo menos 15 anos consecutivos.
— Deus não nos deu isso para que a gente continue fazendo burrice. Deus deu um sinal. Mais uma chance para o Brasil — afirmou em discurso.
Durante a inauguração de unidade da siderúrgica Alunorte, no Pará, Lula questionou com quem devem ficar os lucros decorrentes da exploração na camada pré-sal.
— Este lucro vai ficar com uma empresa ou dez empresas? Ou parte deste lucro vai ficar para fazer as reparações históricas deste país? — indagou.
Lula também citou a Noruega como país que tem experiência no
assunto, em razão da existência de órgão estatal
que regula a exploração das reservas.
— Eu não tenho inveja da Noruega porque lá tem petróleo ou tecnologia, eu tenho inveja porque a renda per capita é de US$ 76 mil (por ano). Quem sabe, com mais o pré-sal, a gente possa fazer com que a renda per capita suba e faça o povo brasileiro mais feliz. - afirmou.
Pela estimativa do Fundo Monetário Internacional, a renda per capita brasileira foi de cerca de US$ 7 mil no ano passado.