» visite o site do RuralBR

 | 14/08/2008 15h58min

Aneel estuda alterações propostas para Usina de Jirau

Projeto com alterações foi entregue nesta quarta ao governo federal

A área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está analisando as mudanças propostas pela empresa Energia Sustentável do Brasil (Enersus) para a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. O projeto com as alterações foi entregue nesta quarta, dia 13, no protocolo da Agência.

O presidente da Enersus, Victor Paranhos, e o presidente da Aneel, Jerson Kelman, se encontraram para falar sobre as mudanças.

De acordo com a Energia Sustentável do Brasil, que reúne as empresas Suez, Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), as alterações possibilitarão economia de R$ 1 bilhão no projeto, que tem custo estimado de R$ 8,7 bilhões. A Enersus venceu o leilão de Jirau e é a responsável pela construção da usina.

A principal mudança é a realocação da barragem em 9,2 quilômetros de distância do ponto original, o que, segundo o consórcio, permitirá que sejam feitas menos escavações, diminuindo os impactos ambientais e os custos, além de antecipar o cronograma da obra.

Segundo a assessoria de imprensa, a Aneel não tem prazo estipulado para dar parecer sobre as alterações. O projeto também tem que ser analisado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também estuda um pedido da Enersus para a concessão de uma licença de instalação específica para o canteiro de obras da usina.

AGÊNCIA BRASIL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS