| 11/08/2008 09h11min
O progresso das discussões sobre sustentabilidade no agronegócio tem sido lento. Foi o que disse o diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Luiz Antônio Pinazza, em entrevista ao Agribusiness, nesta segunda, dia 11.
Sustentabilidade é o assunto central da sétima edição do Congresso Brasileirio de Agribusiness, que começa também nesta segunda, em São Paulo. De acordo com Luiz Antônio Pinazza, o objetivo é o de harmonizar as diversas cadeias produtivas em torno do tema, como explicou o diretor de Comunicação da Abag, Luiz Antônio Pinazza.
– O tema sustentabilidade ganha força a cada dia e o agronegócio precisa estar consciente dessa mobilização – disse Pinazza ao Agribusiness.
Luiz Antônio Pinazza ressaltou que sustentabilidade ainda é assunto recente nas discussões sobre o agronegócio e cada setor tem um posicionamento. Segundo o diretor da Abag, o setor cresceu mais de três vezes em participação no mercado internacional nos últimos oito anos. Com isso, há também uma maior preocupação com as condições da oferta brasileira de produtos agrícolas.
Programa
A cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Agribusiness está marcada para as 14h30 com presenças previstas dos ministros da agricultura, Reinhold Stephanes, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, além do governador de São Paulo, José Serra.
No primeiro dia, será lançado o estudo Aquecimento Global e Cenários Futuros da Agricultura Brasileira, feito pela Embrapa e pela Universidade de Campinas (Unicamp). Nos dois principais painéis, serão debatidas a relação entre Sustentabilidade e o Agronegócio e aspectos como infra-estrutura e direito à propriedade.
No segundo dia do Congresso, o tema será associado aos segmentos de agroenergia e relações internacionais. O encontro promovido pela Abag discutirá também se o conceito de sustentabilidade no agronegócio se apresenta como ameaça ou oportunidade.
Etanol
A União
da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) aproveitará a realização do Congresso Brasileiro de Agribusiness para lançar uma campanha de divulgação do etanol. Os detalhes serão divulgados em entrevista coletiva na terça, dia 12, pelo presidente da entidade, Marcos Jank, e representantes da agência responsável pela iniciativa.